Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) contra integrantes da Defesa Civil de Eldorado do Sul apura a denúncia de desvio de doações para atingidos pela enchente na cidade. Os donativos seriam desviados com objetivos eleitorais.
Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos neste sábado (25). Em nota, a prefeitura informa que afastou os investigados (Veja o comunicado na íntegra fim da reportagem).
A operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) investiga três agentes públicos, integrantes da Defesa Civil, sendo que pelo menos dois deles são pré-candidatos às eleições municipais deste ano. Os mandados foram cumpridos nas casas dos suspeitos, na prefeitura e em depósitos da cidade. Na ação, foram apreendidos celulares, documentos, dinheiros e outros itens.
Os crimes apurados são de apropriação indébita, peculato e associação criminosa durante estado de calamidade pública. Em nota, a prefeitura de Eldorado do Sul informou que os três agentes públicos foram temporariamente afastados de suas funções.