Com o objetivo de contribuir com a recuperação do Rio Grande do Sul e a construção de um futuro melhor para os gaúchos, o Grupo RBS vai lançar um projeto editorial destinado a valorizar boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e de gestão – tríade que forma a sigla em inglês ESG.
Em parceria com as empresas Renner, Aegea, Be8 e Randoncorp, a iniciativa “Retoma RS” irá destacar exemplos de aplicação desses conceitos por meio de conteúdos multimídia. As publicações serão conectadas ao movimento “Pra Cima, Rio Grande”, que combina ações editoriais e institucionais da RBS com foco na reconstrução do Estado após a enchente, e veiculadas em Zero Hora, Rádio Gaúcha e GZH ao longo de um ano.
— A parceria de longo prazo com estas quatro empresas de credibilidade e relevância no mercado em um projeto focado em impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável do Estado reafirma a relevância do jornalismo profissional e a força dos veículos da RBS para amplificar bons exemplos — destaca o CEO da RBS, Claudio Toigo.
Com estreia em 31 de julho, quando será lançado o primeiro de 12 cadernos mensais em Zero Hora, o projeto irá explorar diferentes plataformas e formatos como videocast, vídeorreportagem em GZH, posts em redes sociais, programetes na Gaúcha e uma edição do fórum de debates ZH Talks, com transmissão online, além de conteúdos publicitários em diferentes mídias.
— Neste momento de reconstrução, o jornalismo profissional tem responsabilidade de dar visibilidade a boas práticas nas áreas ambiental, de desenvolvimento social e de gestão, impulsionando a recuperação do Estado e a criação de um ambiente ainda melhor — ressalta a diretora-executiva de Jornalismo e Esporte da RBS, Marta Gleich.
A adoção de estratégias sustentáveis sob o ponto de vista ambiental, social e de gestão é considerada uma forma de garantir um futuro menos sujeito a crises como a provocada pela recente cheia que impactou os gaúchos.
— O Retoma RS está alinhado ao importante compromisso que a Lojas Renner S.A. tem com o tema ESG. É essencial, e nos deixa felizes, que um grupo de comunicação tão relevante tome a iniciativa de compartilhar informações e promover a discussão pública sobre as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, fundamentais para o presente e o futuro do planeta — afirma o CEO da Lojas Renner S.A., Fabio Faccio.
O vice-presidente do Grupo Aegea – Regional Sul, Leandro Marin, destaca a importância de assumir o protagonismo na disseminação de boas práticas:
— Conectar respeito ao ecossistema, responsabilidade social e governança vai além de impactar positivamente a sociedade. Precisamos liderar esse movimento, criando ciclos de desenvolvimento maiores que a bolha corporativa. É o que chamamos, no Grupo Aegea, de prosperidade compartilhada.
Iniciativas bem-sucedidas
Em sua edição de estreia, o caderno “Retoma RS” irá apresenta ao leitor o conceito de ESG vinculado à recuperação do Rio Grande do Sul, trazendo exemplos de iniciativas bem-sucedidas. Nas edições seguintes, a publicação abordará o tema a partir de diferentes perspectivas e áreas de atuação.
— É uma honra participar do projeto. A pergunta que devemos fazer é: qual planeta queremos deixar para as gerações futuras? A resposta para isso é agir hoje, diminuir os impactos ambientais com tecnologia e atitudes. Estamos juntos nessa jornada para criar um futuro sustentável — destaca o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella.
O presidente da Randoncorp, Daniel Randon, acredita que inovar é uma das formas de garantir um futuro sustentável:
— Nossa responsabilidade com o planeta, com as pessoas e com a governança tem como base ações e soluções com excelência e segurança, por meio de tecnologias disruptivas, da inovação sustentável e de uma condução ética e responsável, que orienta a história de 75 anos da Randoncorp.
O projeto vai combinar conteúdos editoriais e das marcas. Eles poderão ser conferidos em GZH, identificados com a tag Retoma RS, nos cadernos mensais publicados na última quarta-feira de cada mês e no noticiário de Zero Hora. O videocast estreia em 7 de agosto.
A parceria de longo prazo com estas quatro empresas de credibilidade e relevância no mercado em um projeto focado em impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável do Estado reafirma a relevância do jornalismo profissional e a força dos veículos da RBS para amplificar bons exemplos.
Neste momento de reconstrução, o jornalismo profissional tem responsabilidade de dar visibilidade a boas práticas nas áreas ambiental, de desenvolvimento social e de gestão, impulsionando a recuperação do Estado e a criação de um ambiente ainda melhor. Estamos muito felizes de realizar este projeto.
É essencial, e nos deixa felizes, que um grupo tão relevante tome a iniciativa de compartilhar informações e promover a discussão pública sobre as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, fundamentais para o presente e o futuro do nosso planeta.
Conectar respeito ao ecossistema, responsabilidade social e governança vai além de impactar positivamente a sociedade. Precisamos liderar esse movimento, criando ciclos de desenvolvimento maiores que a bolha corporativa.
A pergunta que devemos fazer é: qual planeta queremos deixar para as gerações futuras? A resposta para isso é agir hoje, diminuir os impactos ambientais com tecnologia e atitudes. Estamos juntos nessa jornada para criar um futuro sustentável.
Nossa responsabilidade com o planeta, as pessoas e a governança tem como base ações e soluções com excelência e segurança, por meio de tecnologias disruptivas, da inovação sustentável e de uma condução ética e responsável, que orienta a história de 75 anos da Randoncorp.