O governo do Estado desistiu de encaminhar o projeto que previa o repasse de R$ 450 para adoção de animais. Após receber críticas de instituições, o governo divulgou em redes sociais nesta quarta-feira (26) que irá rever a proposta ouvindo a parte da sociedade dedicada à causa animal.
O projeto havia sido divulgado na segunda-feira (24) com a previsão de ser encaminhado para a Assembleia Legislativa ainda nesta semana. A proposta, assinada pelo Gabinete de Projetos Especiais do Vice-governador e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, previa o pagamento de R$ 450 em duas parcelas com limite de dois animais resgatados por pessoa.
Segundo as entidades, a política fomentaria o interesse pela adoção apenas em troca do dinheiro, o que poderia levar animais a serem devolvidos posteriormente para as ruas. Em entrevista ao Gaúcha Mais na tarde de terça (25), o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, disse que o governo iria avaliar as sugestões dadas por ONGs.
Em vídeo publicado no X (antigo Twitter), Gabriel Souza aparece ao lado do governador Eduardo Leite e da presidente do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad), Carla Sássi. Nas imagens, Leite e Sássi falaram sobre a suspensão do envio do projeto à Assembleia e sobre a rediscussão, agora ouvindo as entidades ligadas à causa animal.