O transporte público de ônibus, que, em condições normais, faz diariamente o deslocamento de mais de 250 mil usuários da Região Metropolitana para Porto Alegre, sofreu grandes alterações em função da enchente que atinge o Rio Grande do Sul. Diversas cidades precisaram suspender completamente o serviço de transporte para a Capital, enquanto outras operam parcialmente, e precisaram encontrar alternativas para seguir fornecendo o serviço, mesmo com aumento no trajeto a ser percorrido.
A empresa Transcal colocou duas linhas provisórias em funcionamento. Elas atendem moradores dos bairros Granja Esperança, em Cachoeirinha, e Morada do Vale 1, 2 e 3, em Gravataí. O itinerário começa nos bairros, acessa a freeway por Cachoeirinha, ingressa na ERS-118 em Gravataí, cruza Alvorada e encerra a viagem no Terminal Triângulo, na zona norte de Porto Alegre.
O local também é o ponto de embarque para retorno aos municípios. Os horários são reduzidos, com saídas às 5h,6h,13h e14h. São quatro viagens de ida e quatro de volta, respectivamente. Uma terceira linha da Transcal deve entrar em funcionamento a partir desta quinta-feira (16) focada em atender moradores da Morungava e do Passo do Hilário. Os moradores de Gravataí que utilizam o serviço da empresa Sogil estão sem opção de deslocamento até Porto Alegre.
Em Canoas, Novo Hamburgo e Nova Santa Rita, o transporte intermunicipal para Porto Alegre não está funcionando em razão dos bloqueios rodoviários. Alvorada e Viamão operam com tabela reduzida.
Confira como está o transporte público entre outros municípios da Região Metropolitana e a Capital, de acordo com a Metroplan.
Transversal Metropolitana
TM1: operando com saídas da Restinga até a parada 48 de Alvorada e retornando para a Restinga.
TM2: linha está operando normalmente, mas com relatos de atraso em razão do aumento do transito na ERS-118.
TM3: coletivo operando até a estação Unisinos, em São Leopoldo, e retornando até o Terminal Agronomia.
Alvorada
Os ônibus da empresa Soul operam com a tabela horária especial. O terminal para embarque e desembarque é na Estação IAPI.
Viamão e Itapuã
Os coletivos seguem com tabela horaria de sábado, com reforço nas principais linhas do serviço convencional. As linhas do transporte executivo operam apenas em horário de pico. Ônibus que operavam nos terminais Voluntários da Pátria e Leonardo Truda foram transferidos para as proximidades do viaduto Imperatriz Leopoldina (Av. João Pessoa, terminal Epatur-Zumbi dos Palmares). Já a empresa Viação Alto Petrópolis opera com tabela de dias úteis de Viamão para Porto Alegre.
Gravataí
Responsável pelo deslocamento de boa parte dos moradores, as linhas da Sogil para Porto Alegre não estão funcionando. Moradores dos bairros Morada do Vale 1,2 e 3, Morungava e Passo do Hilário podem utilizar as linhas provisórias da Transcal.