De acordo com a Corsan, 171 mil imóveis estão sem água, em 14 municípios do Estado, nesta quarta-feira (15). A redução de clientes desabastecidos foi de 29 mil na comparação com os números de terça (14), quando 200 mil clientes estavam desabastecidos em 15 cidades.
Na Região Metropolita, são 127 mil pontos sem água nas cidades de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Alvorada. A interrupção ocorreu porque o sistema foi afetado por problemas na rede elétrica na Estação de Tratamento, afirma a Corsan. Segundo a companhia, as equipes seguem trabalhando e a retomada será gradual. No bairro Guajuviras, em Canoas, a Corsan iniciou uma obra de interligação de duas adutoras de água, para ampliar a vazão. A intervenção tem o objetivo de acelerar o abastecimento nas partes mais altas do município e, consequentemente, melhorar o fornecimento de água na região. A conclusão está prevista até o final desta semana.
Em Esteio, a expectativa é de que as três Estações Móveis de Tratamento, instaladas no terreno da Votorantim, trabalhem com sua capacidade total nos próximos dias. Essa e outras ações devem possibilitar a distribuição de água para cerca de 350 mil pessoas. Porém, alguns trabalhos na estação Esteio só poderão ocorrer com a baixa das águas.
Já na serra gaúcha, foi concluído o conserto da adutora que abastece as cidades de Gramado e Canela, e o abastecimento deve ser retomado a partir desta quarta-feira. Além desses municípios, também há 38 mil imóveis sem água em Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela e Roca Sales.
Na cidade de General Câmara, que segue submersa e sem acesso, um gerador de energia e uma balsa estão sendo instaladas para recolocar a estação de captação. Até que o sistema seja recuperado, três poços, dois reservatórios com água potável e caminhões-pipa abastecem emergencialmente a população.