Após 12 dias de interrupção do serviço, moradores de 21 bairros de Porto Alegre vão voltar a ter água nas torneiras. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) conseguiu retomar, nesta quarta-feira (15), a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, na área central de Porto Alegre. O órgão divulgou o religamento da estação por volta das 14h. A previsão do órgão é de que a água volte para nos bairros atendidos por essa ETA nas próximas horas.
O Dmae destacou que a estação vai iniciar o tratamento com uma vazão de 800 litros por segundo em razão da turbidez da água. Por isso, é possível que em alguns locais o abastecimento retorne na quinta-feira (16). O departamento explicou que o Centro Histórico deve ser uma das principais regiões a receber água em razão da gravidade. Existe a possibilidade de a água chegar em alguns locais mais distantes até sexta-feira.
A ETA atende 21 bairros de Porto Alegre. São eles: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras. Conforme o Dmae, o Centro é um dos primeiros bairros a ser abastecido, pois a água chega por gravidade.
Como a estação foi religada
A ETA Moinhos de Vento estava fora de operação desde o dia 4 de maio em razão de alagamento na unidade de bombeamento do complexo, que impediu o envio do volume captado para tratamento.
O serviço para tentar religar a ETA Moinhos de Vento foi complexo. Equipes do Dmae atuaram nos últimos dias para drenar água do local de bombeamento, que é mais baixo, revisar equipamentos e realizar troca de componentes. Teve uma tentativa de religamento de motor na segunda-feira (13), mas o equipamento queimou cerca de 30 minutos após a ativação.
Outro equipamento foi instalado em operação que exigiu içamento em razão do peso do motor. Nesta quarta-feira, antes de retomar a operação, equipe do Dmae realizou uma série de testes no maquinário.
Locais atendidos
A ETA Moinhos de Vento abastece cerca de 150 mil unidades consumidoras. Dentro desse guarda-chuva estão instituições de primeira necessidade importantes, como os hospitais Fêmina, HPS, Moinhos de Vento e Santa Casa, e outros órgãos públicos. Para amenizar o problema para parte desses locais, foi realizada uma manobra para garantir o abastecimento de água.
“Nossas equipes trabalharam 24 horas para retomar esse bombeamento. A estação Moinhos é responsável pelo abastecimento de sete hospitais. Contamos com a ajuda de profissionais da Sabesp, Copasa, Corsan, Sanepar e Casan para a retomada do serviço. Uma operação muito difícil, que exigiu esforço máximo dos servidores do Dmae e parceiros”, explicou o diretor-geral, Maurício Loss em comunicado.
Agora, apenas a ETA das Ilhas está fora de operação. Parte da estação de bombeamento dessa unidade foi destruída pela força da correnteza na região. Além da ETA Moinhos de Vento, as estações de tratamento de água Belém Novo, São João, Tristeza e Menino Deus seguem funcionando com capacidade reduzida.