Moradores da região da Rua José de Alencar perceberam a água baixando na manhã de quarta-feira (15), no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Com o cenário atual — a inundação recuou até as proximidades da Avenida Praia de Belas —, o Hospital Mãe de Deus planeja retornar os atendimentos até o final do mês.
Ao longo do dia, equipes verificam os prejuízos na instituição e começam a fazer a limpeza. Do lado externo, agentes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) já faziam a remoção do lodo, a raspagem da rua e remoção de lixo.
O Mãe de Deus foi o hospital mais afetado pela cheia do Guaíba em Porto Alegre. Ainda no dia 4, ruas do entorno foram inundadas, impedindo o acesso à instituição. No mesmo dia, com a elevação da água, a emergência foi fechada e o Mãe de Deus confirmou que atuava na remoção de pacientes para outros hospitais, com apoio do Exército.
Conforme a direção do hospital, o subsolo foi a área mais atingida, pegando o pronto-atendimento em traumatologia, Espaço Mãe 360, ambulatório de curativos e pequenos procedimentos e o laboratório. Ainda não é possível estimar o tamanho do prejuízo.
A instituição confirma que a Unidade Carlos Gomes voltou a ter o pronto-atendimento traumatológico desde segunda-feira (13) e teve o bloco cirúrgico liberado para procedimentos que não podem ser reagendados. Pacientes oncológicos tiveram os tratamentos redirecionados para a Unidade de Radioterapia, que fica na Rua Orfanotrófio.