O corredor de acesso alternativo a Porto Alegre, ao lado da Estação Rodoviária, foi liberado na manhã desta quarta-feira (15) para profissionais de saúde autorizados. De acordo com a prefeitura da Capital, este era um pedido das instituições de saúde e foi concedido por ser considerado atendimento essencial.
A via alternativa, que liga a Avenida Castelo Branco ao Viaduto da Conceição, foi liberada na sexta-feira (10) para permitir o ingresso de suprimentos e o trânsito das forças de resgate e segurança pública em Porto Alegre. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), porém, esta nova permissão é apenas para trabalhadores autorizados por instituições de saúde — e não é valida para profissional de saúde em carro particular, o que acarretaria em sobrecarga no trânsito.
A prefeitura de Gravataí, por exemplo, oferece transporte para profissionais que moram na Capital e atuam na rede de saúde do município por meio de vans. Nesta quarta-feira, no entanto, houve congestionamento na BR-290 (freeway) para chegar ao corredor devido a tentativas de ingresso de veículos não autorizados.
O corredor está sendo ampliado em 300 metros, no lado oposto. Assim, a via passará a ser dupla, com uma pista de ida e outra de volta. Cerca de 60 trabalhadores estão no local. A partir desse alargamento, serão avaliadas outras liberações.
Até lá, o acesso é prioritário para caminhões com suprimentos para abrigos, hospitais, mercados, farmácias, viaturas em serviço e identificados como prefeitura de Porto Alegre, governo do Estado, governo federal e Forças Armadas, além de ambulâncias e viaturas de segurança.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) faz uma checagem junto à nova ponte do Guaíba. Veículos de passeio fora dessas categorias, mesmo com doações, são barrados. Dentro da Capital, agentes de trânsito fiscalizam a entrada no túnel da Conceição.
Como funciona o tráfego
No sentido Litoral-Capital, o motorista vem da freeway, desce o viaduto, acessa o trecho de pedras do corredor e, depois, pega Sarmento Leite, Osvaldo Aranha ou João Pessoa.
No sentido Capital-Litoral, o motorista segue pela Osvaldo Aranha, acessando Sarmento Leite na contramão, Túnel da Conceição pela contramão e, depois, passa pelo trecho de pedras do corredor de acesso até chegar na Castelo Branco.