O corredor de acesso a Porto Alegre, que liga a Avenida Castelo Branco ao Viaduto da Conceição, foi liberado em definitivo para os veículos de emergência, nesta sexta-feira (10). O primeiro a passar no local, próximo das 18h, foi um caminhão rebocando uma prancha que transportava uma escavadeira, pertencente a Valmir de Oliveira, 50 anos, morador de Viamão e voluntário.
Estão permitidos transitar pelo corredor veículos contendo ajuda para a cidade e mantimentos para hospitais, além de maquinário pesado. A EPTC supervisiona o tráfego local e controla o fluxo no sistema "siga e pare".
O secretário de Obras e Infraestrutura de Porto Alegre, André Flores, conversou com a reportagem de GZH sobre a abertura do trecho que desafoga o trânsito para fornecer auxílio a outros pontos da Capital.
— A gente acredita que, com isso (a liberação do corredor) vai poder ajudar a manter os suprimentos da cidade. Nós estávamos muito preocupados, todos estamos ainda, são muitos os prejuízos, agradecemos toda a solidariedade que vamos recebendo, mas houve um esforço de toda a Prefeitura para poder entregar essa alternativa — disse o secretário.
Em seguida, Flores ressalta a importância da mobilização de órgãos e entidades para viabilizar o trecho.
— Não posso deixar de agradecer toda a Secretaria, a Cisa de Serviços Urbanos, Dmae, DMLU, a Polícia Rodoviária, o Exército, vou acabar esquecendo alguém, mas todos os órgãos públicos que se envolveram de alguma forma nos ajudaram a viabilizar isso. É uma medida, claro, icônica, extrema — concluiu.
A passarela da rodoviária foi derrubada na manhã desta sexta-feira para dar lugar ao corredor de acesso à Capital.