O corredor de acesso alternativo para Porto Alegre, criado na última sexta-feira (10), será ampliado pela prefeitura, passando a ter duas pistas. A via foi construída para permitir o ingresso de caminhões com mantimentos e veículos de emergência na Capital.
Conforme a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi) do município, a ampliação será de 300 metros, no lado oposto da pista. A via passará a ser dupla, com uma pista de ida e outra de volta. Nesta terça-feira (14), cerca de 60 técnicos e operários trabalhavam na empreitada. A expectativa é de concluir a ampliação até final dessa semana.
O trajeto liga o Centro, pelo Túnel da Conceição, com a Avenida Castelo Branco e a freeway. Desde que começou a operar, a via registra tráfego médio de cem veículos por hora.
"Esse é um esforço de toda a prefeitura para diminuir o impacto das cheias e melhorar os acessos da cidade", destacou o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores, em nota divulgada pela prefeitura.
A rota para circulação é monitorada em cooperação pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também participa da frente de trabalho emergencial.
Como funciona o tráfego
No sentido Litoral-Capital, o motorista vem da freeway, desce o viaduto, acessa o trecho de pedras do corredor e, depois, pega Sarmento Leite, Osvaldo Aranha ou João Pessoa.
No sentido Capital-Litoral, o motorista segue pela Osvaldo Aranha, acessando Sarmento Leite na contramão, Túnel da Conceição pela contramão e, depois, passa pelo trecho de pedras do corredor de acesso até chegar na Castelo Branco.
Os veículos seguem até a ponte velha do Guaíba, onde um bloqueio direciona os veículos para a freeway no sentido Porto Alegre-Litoral.
Permissão para circular
Podem utilizar o corredor caminhões com suprimentos para abrigos, hospitais, mercados e farmácias. Também estão autorizadas ambulâncias e veículos das forças de emergência e segurança pública.
Há restrição de altura para utilização da passagem. Com as camadas de pedras depositadas, houve uma elevação no nível da rua, determinando capacidade máxima de 4m20cm para os caminhões que farão a travessia pelo corredor.