Uma das principais instituições de saúde da Capital, o Hospital Moinhos de Vento está há 10 dias sem fornecimento de água da rede pública. Para manter as atividades, além de ser abastecido por caminhões-pipa do Dmae, o hospital contrata caminhões-pipa próprios, compra bombonas em mercados, e recebe doações de empresas do ramo de bebidas.
A instituição é abastecida diariamente por 15 caminhões-pipa. Dois deles realizavam o fornecimento na tarde desta terça (14), quando a reportagem de GZH esteve no local. Por necessitar de 270 mil litros de água por dia, a instituição recorre a medidas alternativas para garantir o abastecimento necessário.
Segundo assessoria de imprensa, além de ser abastecido por caminhões-pipa do Dmae e por caminhões-pipa privados, o Moinhos adquire água em mercados da Capital e recebe doações de água das empresas Ambev, Fruki, Água da Pedra, Mineráux e Água Mineral Armazém. E será assim, ao menos até o abastecimento diretamente rede pública ser restabelecido, algo que ainda não tem previsão de ocorrer.
O Moinhos é um dos hospitais situados na região de abrangência da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, que está inoperante desde o dia 4 de maio, devido às enchentes na Capital. Na mesma situação, aliás, encontram-se instituições como Hospital de Clínicas, Santa Casa, Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Fêmina.
O Clínicas e a Santa Casa, porém, tiveram o fornecimento de água restabelecido no último final de semana, devido a uma manobra feita pelo Dmae, que conseguiu captar água da ETA Menino Deus para abastecer as duas instituições. No entanto, por conta da configuração da rede, não possível realizar o mesmo procedimento para os demais hospitais.
Também sem receber água pela rede, o HPS e Hospital Fêmina vêm sendo abastecidos por caminhões-pipa do Dmae. O Pronto Socorro, por exemplo, possui uma necessidade diária de 48 mil litros de água.
Para retomar o fornecimento regular nas regiões ainda sem água, o Dmae realizou nesta terça (14) reparos na Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Moinhos de Vento. A expectativa é de que a unidade volte a funcionar nesta quarta (15). A Ebab é responsável por bombear a água para a estação de tratamento (ETA).
Na projeção mais otimista, se o sistema funcionar, as residências e estabelecimentos mais próximos da estação já poderão receber água na quarta. O abastecimento completo em todos os locais deve ocorrer entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira (17).