O hospital de campanha que foi montado junto à UPA Moacyr Scliar, na zona norte de Porto Alegre, deve começar a funcionar ainda nesta terça-feira (14). Segundo a previsão do Ministério da Saúde, a população poderá ser atendida a partir das 19h.
Uma equipe de seis médicos, três enfermeiros e oito técnicos da Força Nacional do Sus e do Grupo Hospitalar Conceição vai atuar no local. A estrutura irá funcionar 24h por dia e tem capacidade para atender cerca de 200 pessoas por dia.
O objetivo é desafogar as estruturas hospitalares de demandas menos urgentes.
— Temos olhado as localidades que estão próximas aos abrigos para que a população possa procurar um serviço que tenha capacidade de fazer a primeira avaliação da pessoa. Se necessário, fazer uma medicação, estabilizar alguma condição que esteja levando a pessoa a procurar esse serviço de saúde e, caso tenha uma necessidade, seja encaminhado para deslocamento — explicou Felipe Proenço, secretário de atenção primária à saúde.
Um hospital de campanha do Ministério da Saúde já está instalado em Canoas, na Região Metropolitana, no campus da Ulbra. Outros dois ainda serão montados em locais a definir, sendo um deles em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Com as estruturas previstas, o Estado chegará a dez hospitais de campanha — contando os operados pelo Exército.
UPAS PROVISÓRIAS
Além da estrutura do Ministério da Saúde, a prefeitura de Porto Alegre estuda instalar outras duas. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a previsão é que uma delas sirva de apoio ao Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, que fica localizado no bairro Santa Tereza, na zona sul. A segunda seria uma parceria com a ONG Samaritan’s Purse, dos Estados Unidos, que ainda busca entender onde poderia disponibilizar as toneladas de suprimentos que trouxe ao Rio Grande do Sul.