O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fez uma manobra na rede para garantir o fornecimento de água às regiões da Santa Casa e do Hospital de Clínicas, abastecidas pela Estação de Tratamento (ETA) Moinhos de Vento, que está inoperante. Desde o fim de semana, os dois hospitais estão temporariamente recebendo água da ETA Menino Deus. Com isso, alguns moradores e estabelecimentos dos bairros Bom Fim e Independência voltaram a ter água no domingo (12).
— Estávamos sem água até sábado. Mas ontem a caixa d'água encheu. Se não tivesse voltado, nós não poderíamos abrir nesta semana. Mas acabamos beneficiados por essa manobra do Dmae e pudemos abrir — relata Luciano Piccini, 46 anos, proprietário de um restaurante na Avenida Independência.
A operação foi realizada para garantir o fornecimento de água aos hospitais, pela essencialidade dos serviços de de saúde. Contudo, o Dmae não conseguiu realizar a mesma manobra para beneficiar os outros cinco hospitais abastecidos pela ETA Moinhos de Vento (Fêmina, Pronto Socorro, Beneficência Portuguesa, Presidente Vargas e Moinhos de Vento), que seguem recebendo água através de caminhões-pipa.
O Dmae trabalha para colocar em funcionamento a ETA Moinhos de Vento ainda nesta segunda-feira (13) .
— A (ETA) Moinhos de Vento tem condições já de ser energizada, apenas estamos aguardando a nossa equipe trabalhar no local em segurança, restabelecer os motores para poder energizar — disse no domingo (12) à Rádio Gaúcha o diretor-geral do departamento, Maurício Loss.
Apenas as ETAs Moinhos de Vento e Ilhas estão fora de operação. As estações de tratamento de água Belém Novo, São João, Tristeza e Menino Deus funcionam, embora com capacidade reduzida.