O corredor de acesso criado para permitir trânsito de caminhões com mantimentos e veículos de emergência a Porto Alegre operou sem registro de incidentes nesta sexta-feira (10). A rota para circulação é monitorada em cooperação pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
De acordo com o compartilhamento, a PRF realiza o controle no trecho da BR-290, desde a altura da nova Ponte do Guaíba. A partir do viaduto que contorna a Estação Rodoviária, a operação passa a ser tutelada por agentes da EPTC, que orientam a circulação em diversos pontos do percurso.
A via foi construída com a derrubada da antiga passarela de pedestres sobre a Rua da Conceição, nas imediações da Rodoviária. A demolição ocorreu na manhã desta sexta.
No trecho, foi construída uma travessia de pedras a partir da elevada que conduz ao Túnel da Conceição. A construção da via tem como objetivo desafogar o tráfego na RS-118, que se tornou o principal acesso à Região Metropolitana.
Segundo as autoridades, nenhum incidente foi registrado no primeiro dia de atividades pelo acesso emergencial.
Como funciona o tráfego
No tráfego, no sentido Litoral-Capital, o motorista vem da freeway, desce o viaduto, acessa o trecho de pedras do corredor e, depois, pega Sarmento Leite, Osvaldo Aranha ou João Pessoa.
No sentido Capital-Litoral, o motorista segue pela Osvaldo Aranha, acessando Sarmento Leite na contramão, Túnel da Conceição pela contramão e, depois, passa pelo trecho de pedras do corredor de acesso até chegar na Castelo Branco.
Os veículos seguem até a Ponte velha do Guaíba, onde um bloqueio direciona os veículos para a freeway no sentido Porto Alegre-Litoral.
Permissão para circular
Podem utilizar o corredor caminhões com suprimentos para abrigos, hospitais, mercados e farmácias. Também estão autorizadas ambulâncias e veículos das forças de emergência e segurança pública.
Há restrição de altura para utilização da passagem. Com as camadas de pedras depositadas, houve uma elevação no nível da rua, determinando capacidade máxima de 4m20cm para os caminhões que farão a travessia pelo corredor.