Com a chuva do fim de semana, vários rios seguem em elevação nesta segunda-feira (13). Diante da situação e novamente da possibilidade de cheia, as prefeituras de Eldorado do Sul e Guaíba solicitam que moradores não retornem para as residências.
Na medição em Triunfo, o Rio Jacuí está com a marca de 9 metros, o que impacta em regiões afetadas pelas cheias na cidade de Eldorado do Sul. Diante da situação, a prefeitura segue em atenção de áreas alagadas.
— Está em uma elevação gradual e que preocupa, mas estamos analisando tudo. Pedimos para que os moradores não retornem, pois existe sim a possibilidade de elevação. Tem pessoas que já foram resgatadas e se voltar, talvez precisaremos resgatar novamente — explica o vice-prefeito Ricardo Santos.
A expectativa do poder municipal é de que o índice volte a subir entre terça-feira (14) e quarta-feira (15). O pico do Rio Jacuí na cidade foi registrado na semana passada, quando atingiu 11m32cm.
Já Guaíba está abrigando 57 mil pessoas. Além de habitantes da própria cidade, também recebe moradores de Eldorado do Sul, cidade vizinha, acolhendo cerca de 20 mil afetados. Atualmente o nível do Guaíba na cidade está em 4m94cm, e a expectativa é de seguir em elevação na terça-feira. São ao todo 19 mil casas afetadas.
— Não autorizamos ninguém a voltar para a casa. Quem voltou, voltou sem nosso conhecimento. Não começamos nem a limpar as ruas pois existe novamente essa possível inundação — explicou o prefeito Marcelo Maranata.