As enchentes que atingem diversas áreas de Porto Alegre provocam o fechamento de 26 unidades de saúde nesta sexta-feira (10). Entre elas as da região das Ilhas, Navegantes, Assis Brasil e Lami (confira a lista completa abaixo). Outras 10 unidades não estão funcionando para dar suporte aos abrigos. Ou seja, o mesmo atendimento que seria feito no posto foi deslocado para os pontos de acolhimento.
Segundo a prefeitura, 98 unidades de saúde atendem em seus locais de origem. Entretanto, a maioria dos profissionais está mobilizada no atendimento às pessoas nos abrigos temporários da Capital e grande parte da equipe também foi afetada pela enchente. Os postos abertos realizarão apenas exames para dengue e vacinação contra gripe, porque os insumos foram destinados aos hospitais.
Os atendimentos odontológicos são destinados somente a situações de emergência. Pacientes que perderam consultas especializadas serão reagendados em momento oportuno.
Outras alterações
Os atendimentos do Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme), na avenida da Azenha, também sofreram alterações. A entrega de medicamentos ocorre na Farmácia Distrital do IAPI (Rua Três de Abril, 90), das 8h às 17h. Confira aqui a lista dos medicamentos disponíveis. Permanecem fechadas as farmácias distritais do Santa Marta e Navegantes.
Unidades fechadas por questões estruturais das enchentes
US Ponta Grossa
US Morro dos Sargentos
US Lami
CF Santa Marta
CF Diretor Pestana
CF Navegantes
US Asa Branca
US Assis Brasil
US Beco dos Coqueiros
US Domênico Feoli
US Esperança Cordeiro
US Farrapos
US Fradique Vizeu
US Ilha da Pintada
US Ilha do Pavão
US Ilha dos Marinheiros
US Jenor Jarros
US Mário Quintana
US Nossa Senhora Aparecida
US Nova Brasília
US Nova Gleba
US Passo das Pedras II
US Santa Maria
US São Borja
US Sarandi
US Vila Elizabeth
Unidades fechadas para dar suporte aos abrigos
US Cidade de Deus
US São Vicente
US Tijuca
US Herdeiros
US Recreio da Divisa
US Viçosa
US Jardim da FAPA
US Vila Safira
US Morro da Cruz
US Pitoresca