Mulheres voluntárias montaram um abrigo exclusivo em Canoas, na Região Metropolitana, onde são acolhidas apenas mulheres e crianças atingidas pela pior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul. A estrutura comporta até cem pessoas.
Nas camas, bilhetes com mensagens de apoio e também ursos de pelúcia. Alimentação, banho, roupas, produtos de higiene, tudo organizado para quem precisa. Para as crianças, um cantinho de brinquedos e também livros de colorir.
O intuito, segundo uma das organizadoras, Deise Brocca, 47, é oferecer tranquilidade e segurança.
— Sabemos da vulnerabilidade das mulheres. Me preocupou. Há muitas mães solo que não conseguem, por exemplo, ir ao banheiro em um abrigo, com medo de os filhos ficarem sozinhos — explicou Deise.
Ao chegarem ao local, as mulheres e crianças são acolhidas por uma psicóloga. A profissional Inês Peres, 57, faz um triagem e busca entender a história de cada uma:
— Estamos tentando fazer com que esse espaço seja, nesse momento, o lar delas.
A moradora do bairro Rio Branco, Janice Casali, 48, saiu de casa no domingo (5) e, junto do filho de 10 anos, foi para um abrigo em uma escola. Depois, foi acolhida pela filha em uma casa em Sapucaia do Sul. No entanto, não se sentia bem.
— Quando soube desse espaço aqui, só para a gente, não tive dúvidas. Tô me sentindo em casa. Vou ficar o tempo que der e ajudar no que precisar. Me sinto segura agora — falou, animada, a dona de casa.
As abrigadas no local são encaminhadas por voluntários. Mais informações podem ser obtidas pelos contatos 51992054452 e 51999762208.
No prédio não entram homens. Todas as voluntárias são do sexo feminino. Em relação às crianças, meninos de até 12 anos também são acolhidos junto das mães.
Doações são aceitas e devem ser entregues na Rua Venâncio Aires, 2.400, bairro Niterói, em Canoas. As principais necessidades são:
- água potável
- itens de higiene pessoal
- roupas femininas e infantis, inclusive íntimas
- colchões
- roupas de cama
- toalhas
- brinquedos
Também é possível fazer doações em dinheiro, pela chave Pix contato@malacararace.com.br.