Após ocupar o escritório da CEEE Equatorial em Arroio Grande na segunda-feira (8) para protestar contra a falta de energia em parte do município, que já dura cerca de 20 dias, um grupo de moradores da cidade deixou o prédio nesta terça-feira (9), em razão de uma promessa de restabelecimento da luz por parte da companhia.
O protesto foi feito por moradores da zona rural do município, mais prejudicada pelo desabastecimento de energia elétrica do que o centro urbano. Após passarem a noite no escritório da CEEE Equatorial, os manifestantes deixaram o local nesta manhã, depois da promessa de retorno da energia e de observarem um aumento das equipes da companhia trabalhando na cidade.
— Não tem cabimento ficarmos 20 dias sem luz, temos crianças, idosos, pessoas doentes morando nessas propriedades, que precisam ainda mais da energia — destaca o presidente da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul (Fetar-RS), João Cézar Larrosa, que participa dos protestos.
Os manifestantes voltarão a se reunir às 13h desta quarta-feira (10) para avaliar se ocorreu uma melhora significativa do abastecimento de energia elétrica na zona rural do município. Segundo Larrosa, cerca de 50% das propriedades que estavam sem luz voltaram a ter abastecimento ao longo desta terça-feira, "com oscilações". Mesmo assim, ele calcula que entre 150 e 200 pontos da zona rural ainda estão sem energia.
Na semana passada, o endereço da concessionária já havia recebido um protesto. Produtores rurais derramaram leite estragado no local. No início da segunda-feira (8), a BR-116 foi interrompida pelos manifestantes num trecho que liga Pelotas a Jaguarão. Logo depois, houve caminhada e buzinaço. Por fim, os moradores adentraram o escritório.
Por meio de nota enviada na segunda, a CEEE Equatorial informou que "um grupo de clientes foi atendido na agência em Arroio Grande na tarde desta segunda-feira, (08/04), acerca do fornecimento de energia elétrica. Equipes de plantão da concessionária seguem trabalhando nas ocorrências de falta de energia específicas assinaladas pelos clientes, durante esta noite e madrugada, objetivando restabelecer o fornecimento da energia elétrica para as unidades consumidoras."