O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para tempestades em todo o Rio Grande do Sul neste domingo (14). O primeiro vale até a meia-noite e indica perigo e contempla pontos da região metropolitana de Porto Alegre e das regiões sul, litoral, fronteira oeste, campanha e central.
Nessas localidades, a chuva pode chegar a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros no acumulado do dia. Há possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo. O Inmet destaca ainda que há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e até alagamentos.
O segundo alerta é de perigo potencial para pontos do Noroeste, da Região Central, do Norte, da Região Metropolitana e também da Serra. O comunicado, válido até as 10h de segunda-feira (15), também indica tempestades, mas com menos intensidade.
A chuva pode chegar a 30 milímetros por hora, com ventos de até 60 km/h. Também pode ocorrer queda de granizo nessas áreas. Ainda assim, o Inmet afirma que o risco de danos é baixo.
A orientação para a população é de que se evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de fortes ventos, as pessoas não devem buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. O Inmet também orienta que os veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em caso de emergências ou necessidade de mais informações, é possível contatar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).