Após uma reunião entre integrantes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da CEEE Equatorial, na tarde desta sexta-feira (5), um novo capítulo na busca por melhorias para os atendimentos da companhia de energia a fim de evitar problemas na rede de abastecimento da Capital deve acontecer em Brasília, ainda este mês. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, deve ser um dos integrantes da viagem à capital federal, que contará com membros das duas autarquias.
O objetivo a viagem será pedir à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorização para o compartilhamento físico, entre Ceee Equatorial e Dmae, de uma nova Estação Transformadora de Energia Elétrica, localizada na zona sul de Porto Alegre, próxima à Estação de Bombeamento Ponta do Arado, que está com obras em andamento e previstas para serem concluídas em 2026. A proposta que será levada a Brasília foi apresentada nesta tarde pelo Demae à Ceee Equatorial.
Segundo o diretor do Dmae, Maurício Loss, caso a Aneel dê permissão para que ocorra o compartilhamento, a medida pode amenizar os problemas de desabastecimento de forma considerável no extremo-sul da cidade.
— Nós apresentamos essa proposta de compartilhamento, porque temos instalações de grande impacto na região e que seriam beneficiadas também, como a Estação de Tratamento Belém Novo, que abastece 14 bairros e que também vem sendo bastante prejudicada nesses últimos meses — apontou Loss.
Sem planos implementados, mas com avanços
Na reunião desta sexta-feira em Porto Alegre, foi discutida a possibilidade de equipes da Ceee Equatorial atenderem o Dmae de forma exclusiva, além da instalação de redes de dupla alimentação em unidades órgão municipal que não possuem o sistema.
— Uma parcela das nossas unidades não possui esse sistema ainda, o que ajudaria bastante, por exemplo, em momentos de falta de energia. Consequentemente, haveria uma menor recorrência de problemas — apontou o diretor-geral do Dmae.
A colocação do equipamento nas estações, que seria realizada pelo Demae, permite que o abastecimento de energia seja feito por meio de uma linha de rede secundária, evitando futuros problemas com falta de água, em casos de queda da energia elétrica nas estações.
O que disse a CEEE Equatorial
"Nesta tarde, as áreas técnicas e de relacionamento da CEEE Equatorial e do DMAE reuniram-se para dar continuidade às discussões sobre as ações para aprimorar a confiabilidade da distribuição de energia às unidades do DMAE.
A equipe da CEEE recebeu as observações dos técnicos do DMAE, fez as suas considerações sobre pontos a serem observados pelo órgão municipal, para que as ações de melhoria sejam implementadas pelas partes para, de forma colaborativa, aprimorar o serviço à população de Porto Alegre."