O quinto relatório sobre as condições para banho na orla do Guaíba, em Porto Alegre, aponta que todos os seis pontos monitorados pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) são considerados próprios para banho. É a primeira vez que isso acontece neste verão. São três pontos no bairro Belém Novo e três no Lami, na zona sul da Capital.
As análises são divulgadas semanalmente. No relatório da semana passada, um ponto era considerado impróprio e agora apresentou melhora. Trata-se do posto 1 do Lami, próximo à Rua Luiz Vieira Bernardes, junto à segunda guarita de salva-vidas.
Os quatro relatórios anteriores traziam sempre ao menos um ponto considerado impróprio para o banho. Segundo o Dmae, o quadro tinha relação com as fortes chuvas de novembro na Capital, período que coincidiu com o início das coletas de amostras.
— Toda essa água que vinha descendo trouxe poluentes, que vão em direção ao sul do Guaíba. Observamos que alguns pontos que estavam em condições impróprias ainda tinham a ver com a influência das chuvas de novembro — explica Joicinele Becker, diretora de Tratamento de Água e Esgotos do Dmae.
Após três anos de estiagem, a previsão é de um verão mais chuvoso em razão do fenômeno El Niño. Para a diretora do Dmae, isso pode impactar nas condições de balneabilidade.
— Podemos esperar uma tendência de momentos com pontos impróprios — explica Joicinele.
Segundo o Dmae, cinco coletas foram realizadas nos locais analisados para elaboração do relatório. A avaliação é feita de acordo com resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente e analisa a presença de coliformes fecais (Escherichia coli) na água. A pesquisa de balneabilidade busca garantir que a população se banhe com segurança, evitando possível prejuízo à saúde.