Sete trabalhadores de uma fábrica de cimento em Montenegro, no Vale do Caí, precisaram ser socorridos após um dos silos ter colapsado nesta terça-feira (5). De acordo com o Corpo de Bombeiros, apenas um funcionário precisou ser encaminhado ao hospital do município, mas não apresenta risco de morte.
Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Montenegro, tentente Cassius Arejano, a equipe foi acionada no final da manhã, quando a estrutura de um dos seis silos da cimentos Hipermix desabou parcialmente. No local, situado no Distrito Industrial, havia cerca de dez pessoas no momento do desabamento, mas somente um trabalhador foi levemente atingido e sofreu escoriações. Outros seis colaboradores foram atendidos no local após inalarem poeira e cinzas dos escombros.
O motivo do acidente será investigado.
— Descartamos qualquer possibilidade de incêndio ou explosão, já que não encontramos indícios da ocorrência de reações químicas no local — explica o tenente.
A Hipermix afirmou que realizará uma auditoria com os próprios engenheiros para apurar as causas do colapso. Em nota, a empresa ressalta que prestará toda a assistência necessária aos trabalhadores afetados e que as operações seguem normalmente na parte não atingida. A fábrica foi inaugurada em Montenegro há dois meses.
Confira a nota na íntegra:
"A Cimento Gaúcho lamenta o acidente ocorrido em sua unidade de Montenegro /RS, na manhã de hoje 05/12/2023, porém, diante da constatação de não haver feridos com gravidade, apenas um colaborador com escoriações superficiais, louva o fato, e prestará toda assistência necessária aos seus trabalhadores.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança e a integridade de nossa equipe e agradecemos a compreensão da imprensa e da comunidade neste momento delicado. Manteremos todos informados sobre os desenvolvimentos subsequentes à medida que tivermos mais informações.
Agradecemos a compreensão de todos.
Atenciosamente,
Direção"