Obras de instalação de talude, drenagem, remoção de árvores de grande porte e pontos de monitoramento começaram nesta quinta-feira (30) no bairro Três Pinheiros, em Gramado. O local foi um dos pontos atingidos pelas fortes chuvas que atingiram a região da Serra e das Hortênsias entre os dias 17 e 18 de novembro.
Segundo informou a prefeitura de Gramado em nota, a instalação do talude, que serve como sustentação e estabilidade do solo, está sendo feita no muro de contenção junto à Perimetral. Equipes de uma empresa terceirizada foram contratadas e estão atuando no bairro a partir de um relatório de ações emergenciais. O relatório, elaborado pela empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia, foi entregue à prefeitura na última terça (28).
Para a realização das obras nos pontos afetados, o documento fez a separação do bairro em três áreas. São elas:
- Locais de baixo risco de danos (área VERDE): delimita 81 edificações no bairro Três Pinheiros e duas edificações no bairro Planalto. Famílias dessa área retornaram para as próprias casas nesta quarta-feira (29).
- Locais de risco moderado de danos (área AMARELA): delimita 30 edificações do bairro. Famílias dessa área devem retornar para as próprias residências após a conclusão das obras que estão sendo feitas.
- Locais de risco elevado de danos (área VERMELHA): todo loteamento Don Felipe, uma edificação no bairro Planalto e 15 edificações no bairro Três Pinheiros. Famílias destas áreas ainda não têm previsão de retorno.
Atualmente, 16 pessoas permanecem abrigadas no pavilhão da Escola Senador Salgado Filho, no bairro Piratini e outras 30 estão no pavilhão da Escola do bairro Altos da Viação Férrea.