A maior parte das famílias do bairro Três Pinheiros, evacuado em 18 de novembro após o aparecimento de rachaduras no solo, em Gramado, poderá retornar para casa nesta quarta-feira (29). A decisão foi anunciada pela prefeitura, após o recebimento de um relatório elaborado por geólogos contratados pelo município.
O relatório dividiu o bairro Três Pinheiros em três áreas para a tomada de decisão: locais de baixo risco de danos, risco moderado de danos e risco elevado de danos. Como mostra o mapa abaixo, os locais de baixo risco são aqueles em que a população pode retornar imediatamente.
Já nos locais de risco moderado, a prefeitura deverá realizar obras emergenciais para que, então, os moradores possam retornar para casa. Nos de risco elevado, como uma parte menor do bairro Três Pinheiros e no Loteamento Orlandi, não há previsão para retorno.
Na região ainda interditada do Três Pinheiros está a rachadura mais crítica do município. Na área de risco elevado fica o ponto em que um prédio desabou no dia 23 de novembro. O residencial Condado Ana Carolina estava na Rua Ladeira das Azaléias, no bairro Planalto e acima do Três Pinheiros.
As obras previstas para os locais de risco moderado englobam a colocação de um talude no muro de contenção junto à Perimetral, drenagem e remoção de árvores de grande porte e instalação de pontos de monitoramento com dois pluviômetros. Essas obras devem iniciar na quinta-feira (30) e seguir no fim de semana. Conforme a prefeitura, as áreas ficaram divididas da seguinte forma:
- Locais de baixo risco de danos (área verde): compreende 81 edificações no bairro Três Pinheiros e duas edificações no bairro Planalto. Famílias dessa área retornam para casa nesta quarta-feira (29).
- Locais de risco moderado de danos (área amarela): compreende 30 edificações do bairro Três Pinheiros. Famílias dessa área retornam para casa após obras realizadas pelo Executivo Municipal.
- Locais de risco elevado de danos (área vermelha): todo loteamento Don Felipe, uma edificação no bairro Planalto e 15 edificações no bairro Três Pinheiros. Famílias destas áreas ainda não têm previsão de retorno.
Áreas de risco elevado seguem monitoradas
Ainda conforme o comunicado da prefeitura de Gramado, as áreas de risco elevado seguem monitoradas para a definição das obras. Ainda não há previsão para quando os moradores possam voltar para casa. De acordo com o vice-prefeito Luia Barbacovi, informações devem ser repassadas em breve sobre a situação do Loteamento Orlandi, bairro Piratini e regiões do interior.
Ao mesmo tempo, a prefeitura comunica que pode ser solicitada nova evacuação "caso sejam identificados indícios de ruptura iminente ou sejam atingidos os limites pluviométricos definidos para o monitoramento. A comunicação para uma possível nova evacuação do bairro está sendo ajustada entre a prefeitura e os moradores".