Famílias atingidas pela enchente de junho em São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, aguardam há cinco meses para receber recursos de programa do governo do Estado. São 39 famílias que ficaram desabrigadas ou sofreram algum dano da primeira enchente do município neste ano.
Em setembro, o município figurou entre os que poderiam receber aporte financeiro do programa Volta Por Cima, do governo do Estado, que destina verba a famílias de baixa renda atingidas pelos eventos climáticos no RS. No entanto, a prefeitura não manifestou interesse ao recurso naquele período por não ter visto o e-mail enviado pelo governo do Estado. O prefeito Júlio Campani reconheceu esse fato ainda em setembro, em uma sessão na Câmara de Vereadores.
— O governo do Estado mandou os e-mails para nós da secretaria. Eles caíram na caixa de spam e depois de cinco dias eles foram deletados. Quando o assunto chegou ao meu conhecimento, de imediato fui a Porto Alegre, e então iniciou-se todo um processo de reencaminhamento da documentação. Toda a documentação foi encaminhada para o governo do Estado — afirmou o prefeito, na sessão.
Em 26 de outubro, um segundo decreto foi emitido pelo Estado. Dessa vez, o município manifestou o interesse. De lá para cá, aguarda a aprovação dos cadastrados, que foi enviada dentro do prazo correto.
Esse não é o primeiro caso de atraso por problemas burocráticos envolvendo o Volta Por Cima. Em outubro, Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, perdeu o prazo de cadastramento depois que uma funcionária do município não repassou o e-mail recebido. O prefeito de São Sebastião do Caí acredita que esse segundo decreto de outubro reforçou que o Estado reconheceu a falha de comunicação junto às prefeituras.
— Nós mandamos a documentação. Tanto é verdadeiro o que eu estou dizendo, que o governo do Estado emitiu um novo decreto. Se tivesse havido um erro nosso ou falta de interesse, o que não aconteceu, o governo não o faria — argumenta.
A Secretaria Estadual de Assistência Social (SAS) reforçou, por sua vez, que o decreto de atualização foi feito pela sequência eventos climáticos no Estado. A secretaria projeta que aqueles que preencheram os requisitos receberão o benefício no seu Cartão Cidadão no primeiro lote divulgado na segunda-feira.