Mesmo com trégua da chuva, moradores do Beco do Laçasso, em Viamão, ainda estão sofrendo com alagamentos nas residências. Por se tratar de uma região cercada por lagoas e banhados, a prefeitura afirma que ainda não há uma solução definitiva para o problema. Cerca de cem pessoas moram na localidade.
De acordo com os residentes, o transtorno é causado pelo entupimento de um bueiro situado em uma parte mais alta da região, próximo à RS-040, e já persiste há quase um mês, por conta das chuvas registradas no início de novembro. Algumas pessoas já deixaram as residências devido à presença de água de esgoto nos pátios e, em alguns casos, dentro das casas.
— A minha vizinha, de 90 anos, saiu de casa hoje de manhã (quinta-feira) por medo de pegar alguma doença dessa água — relata a aposentada Otilia Bernardete, que mora no local há 26 anos. — Muitos dos móveis da casa do meu filho, que fica na parte de trás do meu terreno, já apodreceram.
Com a previsão de chuva para os próximos dias, a dona de casa Cleci Souza conta que não consegue dormir de noite por medo de que a água, que inundou o pátio, entre na residência.
— Eu não tenho para onde ir. E, se deixar minhas coisas aqui, provavelmente alguém vai roubar.
Em 2016, quando houve uma enchente semelhante, os moradores contam que comunicaram a prefeitura sobre o problema, mas o retorno demorou tanto que eles mesmos cavaram valas e fossos, a fim de fazer a água escoar mais rapidamente. Desta vez, o poder público trouxe maquinários para bombear a água e vem disponibilizando água potável à população por meio de caminhões-pipa. No entanto, uma solução mais definitiva ainda está sendo estudada.
— Eles têm aparecido para conferir a situação e estudar o terreno, mas a remoção da água está demorando muito — afirma Cleci
Em nota, a prefeitura explica que esses alagamentos ocorrem porque grande parte da região é uma bacia. Por isso, tanto para fazer o escoamento dessa água quanto para elaborar uma solução definitiva, são necessárias autorizações de diversos proprietários de terreno, o que está sendo providenciado. No entanto, ainda não há um prazo para que a situação seja normalizada.
Posicionamento
Confira a nota da prefeitura de Viamão:
O Beco do Laçasso na sua grande parte é uma bacia - tanto para fazer o escoamento dessa água, quanto para uma solução definitiva, são necessárias autorizações de diversos proprietários de terreno - o que está sendo feito. A Prefeitura está atuando em duas frentes - para escoar a água está atuando com caminhões, máquinas, bomba, canos, etc na medida em que essas autorizações são conseguidas; para a solução definitiva está fazendo os estudos de topografia para que se tenha um projeto.