Após ultrapassar a cota de inundação na última terça-feira (17), o Rio Taquari voltou a baixar em Lajeado. Ainda assim, o volume segue elevado, e 10 famílias seguem fora de casa.
Segundo a Defesa Civil do município, são cerca de 20 pessoas que deixaram suas casas e estão acolhidas no Centro Esportivo Municipal, no bairro São Cristóvão. A retirada da população ribeirinha ocorreu depois que o rio voltou a subir, ultrapassando a marca de 19 metros, quando começa a inundar.
Durante a madrugada desta quarta-feira (18) ele atingiu a altura de 20m44cm. Depois disso, começou a entrar em declínio. Às 8h, a medição entre as cidades de Lajeado e Estrela marcava 20m10cm. No município vizinho, no entanto, não foi necessário retirar moradores.
Em Lajeado, ainda há ruas interditadas devido aos alagamentos. A tendência é que a água retorne ao leito do rio ainda hoje. No entanto, a possibilidade de retorno dos desabrigados ainda é avaliada.
— A gente vai acompanhar a evolução e se não tem previsão de novas chuvas. Então vamos fazer essa leitura e analisar se vai ser possível liberar hoje ou só amanhã (quinta-feira) — afirma o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz.
Essa é a segunda vez no mês em que é necessário retirar moradores em Lajeado em função da elevação do Rio Taquari. O município, assim como toda a região, ainda se recupera das enchentes que devastaram cidades e deixaram mais de 50 mortos no início de setembro.