Apesar de estarem cheios e com grande vazão, os rios da região metropolitana de Porto Alegre apresentam estabilidade e tendência de baixa neste sábado (9). Em Porto Alegre, conforme o monitoramento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o nível do Guaíba, no Cais Mauá, marcava 2m45cm, na sexta-feira. Hoje pela manhã ele registrava 2m28cm.
Na Ilha Grande dos Marinheiros ainda há pontos com bastante água. Quinze pessoas seguem abrigadas na escola Alvarenga Peixoto. Ainda neste sábado será feita a análise das residências para encaminhar o retorno.
A Defesa Civil municipal, a Guarda Municipal e a Brigada Militar, inclusive, estão na região conversando com as famílias para que elas digam se necessitam de algum tipo de auxílio.
Vale do Sinos
O nível do rio do Sinos segue elevado, mas estável desde a noite de sexta-feira (8). De acordo com a prefeitura de São Leopoldo, o alerta, porém, se mantém. Em Campo Bom, por exemplo, o nível baixou 16 centímetros desde sexta-feira.
Conforme a Defesa Civil de Campo Bom, há um pouco de água no bairro PIO 12, mas carros já estão passando e acessando Novo Hamburgo. O bairro Barrinha ainda tem bastante água pelas ruas. A expectativa é que comece a baixar a partir do meio-dia.
Agora pela manhã, quem estava na casa de parentes já retornou para suas residências. As pessoas que estavam no ginásio municipal serão levadas para suas residências agora de tarde.
Região Metropolitana
Ainda na Região Metropolitana, o Rio Gravataí, conforme a Sema, apresenta elevação. Em Alvorada, as ruas mais baixas do bairro Americana têm bastante água, atingindo pátios de residências. Conforme a Defesa Civil, não há nenhuma pessoa desalojada.
Região dos Vales
Os rios Caí e Taquari, ainda conforme o monitoramento da secretaria, apesar de estarem altos, apresentam estabilidade e tendência de declínio para as próximas horas.