No município de Encantado, no Vale do Taquari, 18 escolas retomam as atividades nesta quinta-feira (14). As aulas estavam suspensas desde o dia 5 de setembro em decorrência da cheia do Rio Taquari. Segundo a prefeitura, ao todo, 3.956 alunos foram afetados. Oito unidades permanecem fechadas.
Uma das instituições estaduais com retorno das aulas é o Instituto Estadual Monsenhor Scalabrini, que conta com 771 alunos. Outra é a Escola Estadual de Ensino Fundamental Farrapos, com 254 alunos.
Das 10 escolas municipais de Educação Infantil, cinco também reabrem hoje: Ciranda Porto Quinze, Imigrante, Menino Trabalhador, Planalto e a Santa Clara. Esta última vai acolher os alunos da escola Lajeadinho. De acordo com a prefeitura, as crianças da escola Pingo de Gente devem ser realocadas para outras instituições. Os responsáveis serão informados ao longo dos próximos dias.
A Escola Especial Recanto Encantado da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também retoma suas atividades nesta quinta.
Nas escolas de Educação Infantil Lago Azul, Navegantes e Pequeno Príncipe, as aulas seguem suspensas nesta semana. Um novo espaço está sendo estruturado para atender as crianças.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Erico Verissimo retorna na segunda-feira (18). Já o Centro Municipal de Educação Encantado e as escolas de Ensino Fundamental Batista Castoldi, Agostinho Costi, Mundo Encantado e Porto Quinze voltam as aulas para os alunos de pré ao 5º Ano, ampliando para 100% do atendimento a partir de segunda.
Das seis escolas estaduais no município, apenas a Antônio de Conto e a Padre Domênico Vicentini ainda organizam a estrutura para receber os alunos.
Na rede particular, o Colégio Cenecista Mário Quintana continua com as aulas suspensas. Lume Pais e Filhos Escola de Educação Infantil, Escola de Educação Infantil Arco-Íris e Brincar Educando seguem com atendimento normal.
Transporte
O transporte funcionará normalmente. Se alunos estiverem abrigados em casa de parentes ou amigos a família deverá contatar a escola para comunicar a troca de endereço temporário.
Recomeço
Na quarta-feira, cerca de 200 professores participaram de um encontro de acolhida na Escola Ciranda Porto Quinze. A secretária Stéfanie Casagrande participou da abertura para desejar um bom retorno aos profissionais.
— Todos estão sofrendo, professores também tiveram perdas materiais e, agora, precisam voltar para a escola e fazer esse acolhimento aos alunos. As crianças também tiveram perdas - perderam seus brinquedos, seu material escolar - e nós precisamos trabalhar isso dentro das escolas, trabalhar esse luto e para isso elas precisam estar fortalecidas para acolher da melhor forma — destacou.
Aulas seguem suspensas em diversos municípios
Por causa das enchentes tanto da semana passada quanto as que atingiram o RS na quarta-feira (13), as aulas seguem suspensas em diversos municípios do Estado nesta quinta. São eles:
- Alvorada
- Arambaré
- Arroio do Padre
- Barra do Ribeiro
- Cachoeirinha
- Camaquã
- Canguçu
- Capão do Leão
- Dom Feliciano
- Ilha das Flores
- Rio Grande
- São Lourenço do Sul
- São Vicente do Sul