A chuva forte que atingiu o Estado fez o Rio Taquari transbordar, resultando em inundações em diversos pontos da região. Lajeado, no Vale do Taquari, é um dos municípios mais afetados. No bairro Conservas, alguns moradores estão ilhados.
Mara Lúcia do Nascimento, 62, reside há 40 anos na Rua Guilhermina Bucker e precisou da ajuda de vizinhos nesta terça-feira (5). Alguns, inclusive, tiveram de ser resgatados pelo barco de outro morador devido à profundidade da água.
— Eu perdi cozinha, guarda-roupa. A gente tenta tirar algumas coisas, não tem o que fazer. A gente tira o que dá, e o que não dá fica. E tenta se ajudar entre nós — desabafa Mara Lúcia.
Em outro ponto do bairro, na Rua João Avelino Maria, a reportagem flagrou Lenara Lima, 28, tentando salvar os pertences da família. Ela mora com o marido e os três filhos — de dois, oito e 11 anos — e diz nunca ter passado por uma situação parecida.
— Minha casa está embaixo d'água, e minhas coisas eu perdi tudo. A gente achou que o rio não ia subir tanto, porque não era a previsão. Foi muito rápido — conta Lenara.
No bairro vizinho, Jardim do Cedro, moradores também se ajudam para resgatar os vizinhos. Uma das resgatadas é a filha de sete anos do representante comercial Marco Aurélio Feldens, 45. Ele também conta que a água subiu rápido demais.
— Nunca tinha passado por isso, eu morava num lugar alto. A gente estava lá cuidando das coisas, mas agora desisti porque já pegou água — relata Marco Aurélio.