Correção: são 32,1 milhões, e não 32,4 milhões, as pessoas que vivem em municípios que têm somente um ou dois veículos de comunicação jornalística, e são 1.635 os municípios, não 1.643 como entre as 12h40min e as 16h02min. O texto já foi corrigido.
Divulgado nesta quarta-feira (9), a sexta edição do Atlas da Notícia, o censo que mapeia a presença do jornalismo local no Brasil, identificou uma redução de 8,6% no número de municípios sem veículos de informação, os chamados desertos de notícias. No levantamento deste ano, 271 municípios passaram a contar com ao menos um veículo de comunicação local e outros 15 voltaram a ser considerados desertos. É a primeira vez desde o início do levantamento, em 2017, que o número de não-desertos supera o de desertos de notícias.
A redução dos desertos foi maior nas regiões Norte, onde foi identificada atividade jornalística em mais 95 municípios, e no Nordeste, em 87 municípios. As notícias passaram a ocupar esses territórios por conta do avanço dos meios nativos digitais e pelo crescimento da produção de notícias por rádios, sobretudo as comunitárias.
Inspirado no projeto America's Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review, o Atlas da Notícia é uma iniciativa do Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A Meta é patrocinadora do levantamento desde 2018, como parte das iniciativas para apoiar veículos de notícias locais.
Para o presidente do Projor e coordenador da equipe de pesquisadores do Atlas, Sérgio Lüdtke, "os dados demonstram que a atividade jornalística no país é intensa, com o surgimento de novos empreendimentos que forçam e testam os limites do que entendemos ser um veículo de comunicação jornalístico".
Ele alerta, no entanto, para a fragilidade das novas iniciativas:
— A expansão dos meios digitais no país, muitos deles de empreendedores individuais, traz consigo o desafio de capacitar os novos meios para uma gestão sustentável e o estímulo à criação de políticas públicas que estimulem o surgimento de novas iniciativas para reduzir ao máximo os desertos de notícias no país.
Alguns dados da sexta edição do Atlas da Notícia:
- O Atlas da Notícia mapeou 14.444 veículos jornalísticos em atividade no Brasil, um acréscimo de 5,2% em relação ao último censo;
- Os meios online são 5.245 e correspondem a 36% do total de veículos de comunicação no país. Desses, 1.671 são blogs ou meios que usam redes sociais como sua principal plataforma de distribuição de conteúdo;
- 2.712 municípios permanecem desertos de notícias no Brasil. Neles vivem 26,7 milhões de habitantes;
- Outras 32,1 milhões de pessoas vivem em 1.635 municípios que têm somente 1 ou 2 veículos de comunicação jornalística, considerados no censo como quase desertos;
- Proporcionalmente ao número de cidades, o Nordeste é a região com maior número de desertos — 56,4% dos municípios estão nessa condição.
Nesta edição, será possível ver todos os principais dados em uma única página, facilitando a pesquisa para todos. Acadêmicos, pesquisadores e jornalistas terão acesso exclusivo a uma plataforma que possibilitará o cruzamento com diversas bases de dados. A solicitação pode ser feita nesta página e a ferramenta estará disponível a partir de 14 de agosto.
— Pesquisadores agora terão um recurso a mais para desenvolverem pesquisas baseadas em cruzamentos de dados. Inicialmente, estamos nos concentrando em informações de educação e conectividade no Brasil, mas em breve queremos colocar mais bases de dados para cruzamento — disse o coordenador de dados do Atlas da Notícia, Sérgio Spagnuolo.