Famílias atingidas pelo primeiro ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul neste ano, no mês de junho, deverão receber um auxílio financeiro do governo do Estado ainda neste mês. O programa, anunciado pelo governador Eduardo Leite e aprovado pela Assembleia Legislativa, foi regulamentado nesta quinta-feira (20).
Chamado de Volta por Cima, deverá pagar R$ 2,5 mil por família. Segundo o Piratini, valor deverá ser creditado no Cartão Cidadão até 28 de julho (veja como conseguir o cartão abaixo).
Têm direito ao benefício pessoas que ficaram desabrigadas ou desalojadas durante o evento meteorológico dos dias 15 e 16 de junho. É necessário morar em uma cidade que tenha decretado situação de emergência ou calamidade pública, tendo a homologação do Estado. Por fim, é preciso estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) como pobres ou extremamente pobres.
Em vídeo nas suas redes sociais, o governador Eduardo Leite afirmou que o objetivo é garantir que as pessoas possam recuperar itens perdidos. Ele ainda esclareceu que a medida permite que novos auxílios sejam liberados em outros eventos desta natureza.
— O programa vai servir também para outros eventos climáticos que poderão impactar a vida das famílias mais pobres. Para que elas possam comprar o que for mais urgente, como geladeira e fogão, por exemplo — afirma Leite.
Serão ao todo 1.726 famílias de 22 cidades que receberão o recurso. O número foi obtido por meio de um trabalho da assistência social, que coletou relatórios de famílias que se enquadram nessas categorias. Conforme o governo, os cadastros já coletados apresentaram divergências de dados e estão sendo verificados. Na medida em que as pendências forem resolvidas, novas famílias poderão se tornar aptas a receber o benefício.
Sobre o cartão Cidadão:
- Quem já tem o cartão poderá usá-lo normalmente a partir da data do crédito (28 de julho)
- Quem ainda não tem o cartão terá o documento emitido automaticamente — devendo se dirigir à agência do Banrisul designada na sua cidade a partir do dia 4 de agosto, portando documento de identificação com foto e CPF ou, em caso de perda, boletim de ocorrência contendo diferentes dados pessoais
- Quem perdeu o cartão deve ligar para 0800-5412323 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábados, das 8h às 14h) e solicitar a emissão da segunda via