Os jornalistas Humberto Trezzi e Rosane de Oliveira, do Grupo RBS, foram homenageados durante a entrega do 3º Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do RS. A solenidade ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (5), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
Em sua fala, o presidente do TRE, o desembargador Francisco José Moesch destacou a importância da liberdade de imprensa para a democracia e para o processo eleitoral.
— 0 3º Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral busca incentivar a importância do debate sobre a importância da cobertura jornalística no período eleitoral, além de valorizar e reconhecer o trabalho de jornalistas e estudantes de jornalismo com atuação no Estado, que publicaram reportagens sobre eleições, Justiça Eleitoral, cidadania, democracia, política, reforma eleitoral e outros. A existência de uma imprensa livre, ética e plural constitui o livre exercício da democracia — disse o desembargador.
Trezzi foi o vencedor entre os quatro finalistas da categoria Profissional com a reportagem "Como se Organizam e Agem os Manifestantes que Pedem Intervenção Militar". Neste ano, o concurso recebeu 23 inscrições de concorrentes entre profissionais e estudantes.
— Não somos esquerdistas, não somos direitistas, somos jornalistas. Isso fica claro ao concederem esse prêmio para essa série de reportagens sobre esse pessoal que estava pedindo o retorno da ditadura militar. Um pessoal que, inclusive, estava colocando em dúvida todo o trabalho jornalístico e a questão da democracia no país — comenta Trezzi.
Descrita pelo mestre de cerimônias, Cleber Moreira, como "uma das jornalistas mais influentes da imprensa gaúcha, que conhece os bastidores do poder como poucos", Rosane foi chamada ao púlpito do TRE para receber a homenagem e dizer algumas palavras:
— Essa homenagem me deixa muito feliz, emocionada e muito honrada. Todos sabemos o quanto essa eleição de 2022 foi difícil para todos nós, porque sabíamos que seria uma eleição difícil, mas nunca imaginei que os limites seriam ultrapassados. Sempre digo às pessoas que discordam de mim "que bom que vivemos em uma democracia e que podemos discordar uns dos outros respeitosamente".
Confira os vencedores
Categoria Profissional
- 1º LUGAR – Humberto Trezzi, com a reportagem “Como se Organizam e Agem os Manifestantes que Pedem Intervenção Militar” (GZH)
- 2º LUGAR – Mauren Xavier, com a reportagem “Os Jovens e a desconfiança com a Política” (Correio do Povo)
- 3º LUGAR – Débora Ertel, com a reportagem “Projeto Grupo Sinos Explica” (NH)
- 4º LUGAR – Eduardo Matos, com a reportagem “8 de Janeiro: a Tentativa de Golpe” (Rádio Gaúcha)
Destaque Acadêmico
- 1 º LUGAR – Bruna Machado, com a reportagem "A violência Política de Gênero no Legislativo Municipal" (Unisinos)
Menção honrosa
- 2º LUGAR – Juliana Hoff Affeldt e Fabiana Damian, com a reportagem "Últimos Dias para Regularizar o Título Eleitoral: como pensam os Jovens Brasileiros" (PUCRS)
Menção honrosa
- 3º LUGAR – Arthur Carvalho Vieira e Fernando Ramires, com a reportagem "A Surpreendente corrida Eleitoral de Edegar Pretto" (Uniritter)