A Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, em Capela de Santana, no Vale do Caí, voltou a funcionar parcialmente nesta terça-feira (2), oito dias depois de um incêndio atingir as instalações. As chamas consumiram algumas dependências do colégio na segunda-feira (24), que foi interditado na sequência para análise da perícia e dos bombeiros.
As aulas devem retornar normalmente na quarta-feira (3). De acordo com o secretário de Educação da cidade, João Leomar de Almeida, nesta terça houve turno único e um "ato simbólico de reabertura da escola".
— Pela manhã nós convidamos as autoridades constituídas. Convidamos a comunidade escolar como um todo: alunos, pais, professores. Prestamos uma homenagem de reconhecimento e agradecimento a todas aquelas pessoas e instituições que estiveram envolvidas no atendimento da ocorrência e na investigação do fato — explica Almeida.
A Secretaria Municipal de Educação informou que as psicólogas irão avaliar a necessidade de cada aluno no que se refere a apoio psicológico. Também há a possibilidade de rodas de conversas com os estudantes.
Em relação à segurança, ações estão sendo estudadas.
Conforme o delegado Fabio Motta Lopes, duas adolescentes colocaram fogo em uma toalha, no banheiro feminino da escola, com isqueiro e álcool.
— Elas estão sendo responsabilizadas pelo ato infracional de incêndio doloso. Concluímos a investigação e enviamos ao Ministério Público — afirma o delegado.
O incêndio
As chamas destruíram o banheiro dos funcionários, onde ficavam produtos de higiene. Uma sala de aula foi atingida, por isso, a turma que ocupava o espaço foi realocada para a sala dos professores. O teto da cozinha precisará ser trocado, já que madeiras e telhas foram queimadas. O laboratório de informática segue sem previsão de receber novos equipamentos.
A reforma dos espaços inclui pintura, reboco e reconstrução, e deverá ser feita por dispensa de licitação, situação prevista em casos emergenciais. Não há, ainda, data para início da obra e de reocupação por completo do colégio.