Foi encaminhado nesta sexta-feira (28) ao Ministério Público o procedimento investigatório que apurou os responsáveis pelo incêndio que destruiu parte da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, em Capela de Santana, no Vale do Caí. Para a Polícia Civil, as duas adolescentes suspeitas de começaram o fogo são as responsáveis pelo sinistro e responderão por ato infracional correspondente ao crime de incêndio.
O delegado Fábio Motta Lopes, responsável pelo caso, afirma que as meninas foram juntas ao banheiro e utilizaram uma toalha e uma garrafa de álcool que estavam no local para iniciar as chamas. Além disso, um isqueiro, que estava com uma delas, teria sido utilizado.
— Temos elementos de sobra que apontam para a participação das duas. Alunos que prestaram depoimento confirmaram que viram as jovens entrando e saindo do banheiro, e alguns deles ouviram a conversa das duas confessando o crime. Além disso, as câmeras de monitoramento da escola mostram que elas foram as últimas a entrar no local antes do início das chamas — ressaltou o delegado.
Antes da conclusão do procedimento, as duas adolescentes foram novamente chamadas para prestar depoimento. Segundo Motta Lopes, uma delas compareceu à delegacia e novamente acusou a outra suspeita. Já a segunda aluna não foi localizada. A mãe da jovem registrou um boletim de ocorrência comunicando o desaparecimento da menina.
A partir de agora, ficará a cargo da promotoria decidir qual procedimento será indicado para as adolescentes. A pena poderá ser uma advertência ou uma internação por um período de até três anos.
Volta às aulas
A Escola Municipal Nossa Senhora das Graças deve encerrar nesta sexta-feira (28) a limpeza do espaço. Conforme a Secretaria Municipal da Educação de Capela de Santana, a volta às aulas ocorrerá na próxima terça-feira (2).
Para o primeiro dia, a secretaria prepara uma programação especial envolvendo alunos e professores. Já atividade normal do colégio será retomada na quarta-feira (3).
Os espaços danificados pelo incêndio seguirão fechados para acesso do público. O município está na fase de contratação da empresa que realizará o serviço de restauração nas duas salas, no banheiro e na despensa da escola.