O retorno das atividades na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças foi definido a partir de uma vistoria realizada na manhã desta terça-feira (25) pela prefeitura de Capela de Santana, no Vale do Caí. O colégio foi atingido por um incêndio na segunda-feira (24), e interditado na sequência para análise da perícia e dos bombeiros.
De acordo com o secretário de Educação da cidade, João Leomar de Almeida, o prédio seguirá fechado ao público até sexta-feira (28) para limpeza dos espaços. Com o feriado de 1º de maio, os alunos voltarão às aulas na terça (2), mas ainda com adaptações e parte do edifício isolado para obras de recuperação.
— A sala dos professores será utilizada como sala de aula, e os professores irão para a secretaria da escola — explica Almeida.
As chamas destruíram o banheiro dos funcionários, onde ficavam produtos de higiene. Uma sala de aula foi atingida, por isso, a necessidade de realocação da turma que ocupava o espaço. O teto da cozinha precisará ser trocado, já que madeiras e telhas foram queimadas.
Já o laboratório de informática não tem previsão de ser reequipado.
— As aulas vão retornar, mas sem a informática por enquanto — complementa o secretário.
A reforma dos espaços inclui pintura, reboco e reconstrução, e deverá ser feita por dispensa de licitação, situação prevista em casos emergenciais. Não há, ainda, data para início da obra e de reocupação por completo do colégio.
Investigação
À frente do caso, o delegado Fábio Motta Lopes marcou um encontro, nesta terça-feira, com a promotoria da cidade de Portão, para discutir um pedido de internação das adolescentes apontadas como autoras do incêndio. O delegado pondera que a investigação segue, e que não há definição de qual pena poderá ser indicada — o procedimento deverá seguir a linha de ato infracional correspondente ao crime de incêndio.
As alunas vão receber atendimento psicológico. Uma culpou a outra, no interrogatório, mas relatos de testemunhas indicam que as duas entraram no banheiro pouco antes de o fogo começar. Não há responsabilização dos pais, pela análise feita até o momento.