As altas temperaturas e o tempo seco acendem um alerta em diferentes áreas do Rio Grande do Sul. Só neste ano, foram registrados 96 focos de queimadas em vegetação e lavouras no Estado. Na localidade de Nova Esperança do Sul, no interior de Marau, no norte do RS, um incêndio atingiu 20 hectares de uma plantação de milho no final da manhã de domingo (12), nas propriedades dos produtores rurais Moacir Filipi e Josemar Panisson.
— O fogo começou do nada, acho que foi uma faísca da máquina. Ele começou e se espalhou rápido, não deu tempo pra nada. Nós nunca tínhamos passado por uma situação assim — relembra o produtor Moacir, que estava no início da colheita da safra de milho.
O produtor Josemar Panisson relata o momento em que percebeu as labaredas se espalhando e consumindo as produções. Os agricultores ainda estão calculando os prejuízos, mas a preocupação maior é de que o incêndio não afete apenas essa safra, mas também as próximas.
— Em 20 minutos o fogo se espalhou por toda área que a gente ia começar a colher hoje, foi quase toda consumida. Isso aqui faz 30 anos que plantamos fazendo uma cobertura (entre as safras). É triste de ver, bastante trabalho indo embora muito rápido. É difícil — desabafa Josemar.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e o trabalho de contenção do fogo durou cerca de duas horas. Os moradores próximos ao local auxiliaram com o uso de tratores, para que o fogo não se espalhasse ainda mais. Ninguém ficou ferido.
Alerta para o Estado
O calor e baixa umidade geram preocupação com incêndios em vegetações. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou 14 pontos com risco altíssimo de incêndio no Estado. Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, esse alerta está relacionado com as altas temperaturas:
— O calor prolongado, junto a dias quentes secos e principalmente a falta de chuva das últimas semanas, levam o pico de calor perto de 40ºC e a umidade em torno de 30%. O solo fica seco e aumenta o risco de incêndio pelo Estado — explica.
O especialista chama a atenção para os cuidados que podem evitar um incêndio:
— Nessas condições qualquer fagulha de cigarro ou qualquer manuseio do solo com faísca com fósforo pode propagar e provocar incêndio devido a vegetação seca. Então o risco é aumentado muito nessas condições.