O sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) Jairo Oliveira Amorim, 36 anos, que estava desaparecido desde a noite desta terça-feira (6), após salvar um turista francês de afogamento, reapareceu na madrugada desta quarta-feira (7). O militar precisou nadar por quatro horas para finalmente chegar em terra firme, segundo informações do jornal O Globo e do portal de notícias G1.
O bombeiro desapareceu da praia de Jericoacoara, no Ceará, de onde foi levado pelo mar, a bordo de sua moto aquática, até a praia de Tatajuba. Para retornar de volta ao seu local de origem, Jairo precisou percorrer cerca de 21 quilômetros — desse total, 16 quilômetros foram percorridos com uso do veículo aquático e os outros cinco nadando.
Em entrevista ao jornal O Globo, o militar contou que assim que chegou de volta a praia de Jericoacora, ele foi caminhando até uma residência, onde se identificou ao proprietário e pediu ajuda. O dono da casa o acomodou e de lá Jairo conseguiu ligar para sua mãe para avisar que estava vivo e bem e, em seguida, contatou o posto de guarda-vidas da cidade.
Entenda o caso
Por volta das 18h de terça-feira, um turista francês que estava praticando kitesurf começou a se afogar. Ao perceber a situação, Jairo, que estava no posto de guarda-vidas, pegou uma moto aquática e foi em direção ao estrangeiro para socorrê-lo.
O bombeiro conseguiu resgatar o francês e levá-lo até a superfície. No entanto, quando Jairo voltou para a água, a bordo de sua moto aquática, para recolher os equipamentos esportivos do turista, ele não foi mais visto.
Ao notarem a demora do cearense, seus colegas começaram a realizar uma operação de busca e pediram ajuda das autoridades marítimas.
Jairo foi considerado como desaparecido até que por volta das 2h30min conseguiu retornar. Assim que chegou na praia de Jericoacora, no município de Camocim, que fica a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza, ele avisou seus colegas que estava bem.
Em entrevista ao G1, o bombeiro explicou que a pipa do kitesurf, que fica presa na cintura dos praticantes do esporte, entrou na turbina de sua moto aquática, danificando-a. Em seguida, ele tentou consertar o veículo aquático, mas não conseguiu e acabou ficando à deriva.
Jairo também relatou ao portal de notícias que esperou pela ajuda, mas ao perceber que o resgate estava demorando, decidiu nadar. O cearense nadou das 21h de terça-feira até 1h desta madrugada.
Desfecho da história
Depois de retornar ao seu local de origem, o militar recebeu atendimento médico e passa bem. Por meio de nota, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Ronaldo Roque de Araújo, agradeceu pelos esforços dos colegas e das autoridades marítimas na tentativa de resgate de Jairo.
"Agradecemos o empenho da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Camocim, que prontamente somou esforços nas buscas disponibilizando duas embarcações. Como também, das guarnições de guarda-vidas com viaturas 4×4 e moto aquáticas de Jericoacoara, da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo, da equipe do drone de última geração, da guarnição de mergulhadores, guarnições de busca e salvamento de Itapipoca, Sobral e Canindé, além de voluntários civis com conhecimento do local e seus respectivos barcos", diz nota emitida pelo comante-geral do CBMCE.