As ruas estreitas de terra batida conduzem o visitante por lojinhas, restaurantes e pousadas em meio ao casario antigo, mas é no fim da via que se descortina o destino inescapável de quem visita Jericoacoara, no Ceará. O mar azul, de águas cálidas e transparentes, inebria os olhos, acaricia o corpo e esvazia a mente de quem busca sossego em um dos destinos preferidos dos brasileiros. Pesquisa inédita e exclusiva encomendada pela Booking.com, empresa de reserva de acomodações, revelou que a pequena vila de pescadores é a considerada a segunda melhor praia do país, atrás somente da Praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE).
Tamanha predileção não é obra do acaso. Situada a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza, Jeri, como é carinhosamente chamada pelos locais e pelos turistas, reúne muitos encantos. O mar tranquilo acolhe crianças, adultos e idosos com igual conforto. O vento constante atrai adeptos de esportes náuticos, como windsurfe e kite surf. Completando a tríade da sedução, as lagoas formadas em meio às dunas são um convite irresistível ao ócio contemplativo, com o turista deitado em redes dentro da água.
— O público colocou Jericoacoara pelo conjunto da obra. É mar, mas também é lagoa. Isso mostra é que a experiência de ir à praia vai muito além de você ficar no mar — define Luiz Cegato, gerente de Relações Públicas da Booking.com para a América Latina.
Realizada em julho pelo Departamento de Inteligência da agência global de comunicação Edelman, a pesquisa ouviu 1.206 pessoas em todo o território nacional. O objetivo era desvendar os hábitos e as preferências dos turistas após a pandemia, quando o isolamento social freou a indústria do turismo e represou o desejo de viajar das pessoas.
O estudo revelou que 88% dos brasileiros que viajam com frequência são apaixonados por praias. Depois do Sancho e de Jericoacoara, completam o ranking das cinco melhores praias Muro Alto, em Ipojuca (PE), Pontal do Atalaia, em Arraial do cabo (RJ), e Antunes, em Maragogi (AL). O Ceará é o destino mais desejado do país e foi considerado detentor do segundo melhor litoral.
— Pela primeira vez no Brasil está se fazendo pesquisas sobre praias. Queremos entender melhor o comportamento do brasileiro que, durante a pandemia, dizia sentir falta do cheiro das férias — explica Cegato.
A pesquisa foi apresentada à imprensa em Jericoacoara, onde a conjunção do mar com as lagoas dá à região a aparência de um imenso oásis. De fato, o cenário combina a aridez do sertão nordestino com a exuberância das praias caribenhas. Com uma temperatura média sempre na casa dos 30ºC e a temporada de chuvas concentrada no primeiro semestre, visitar Jericoacoara nesta época do ano é um deleite.
Distrito do município Jijoca de Jericoacoara, a vila abriga 3 mil moradores, quase todos dedicados ao turismo. A ampliação do aeroporto local facilitou o acesso, reduzindo para 50 minutos o tempo de chegada à praia. O caminho, primeiro por uma estrada de asfalto ladeada por cajueiros e depois pelos cômoros à beira do mar, vai acostumando os olhos ao que está por vir.
É preciso pagar para ingressar no vilarejo – R$ 30 por pessoa para uma estadia de sete dias -, mas o custo se desfaz no primeiro momento em que o pé toca a areia. Mal desembarca no centrinho, a imensa maioria dos visitantes contrata passeios de buggy, picape ou quadriciclo para conhecer os destinos mais famosos. No lado leste, a Lagoa do Paraíso, o Buraco Azul e a Lagoa Azul concentram o magnetismo, com suas águas de coloração turquesa e os parques oferecendo estrutura de clube social.
No oeste, a Lagoa da Tatajuba e a praia de Guriu, onde mar, lagoa e rio se encontram perto do mangue, são mais tranquilas e não menos exuberantes. Para quem prefere descansar na orla do vilarejo, a recompensa vem ao fim da tarde. Enquanto o sol se esconde atrás do mar, cobrindo de laranja o horizonte, a lua nasce sobre a vila, platinando o crepúsculo. Jericoacoara é uma benção da natureza.
Repórter viajou a convite da Booking.com