Geral

Festejos patrióticos
Notícia

Desfile náutico sai mesmo com chuva

Sete de Setembro terá passeio de barcos pelo Guaíba, em celebração aos 200 anos da Independência

Humberto Trezzi

Enviar emailVer perfil

O passeio náutico em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil, programado para acontecer em Porto Alegre neste Sete de Setembro, sairá mesmo com chuva. A previsão é de Marco Dangui Pinheiro, presidente da Liga de Defesa Nacional/RS, uma das organizadoras dos desfiles terrestre e aquático.

- A menos que aconteça uma tempestade que coloque tudo em risco, o passeio no Guaíba sai com chuva e tudo. Mas não há previsão de algum evento climático maior - informa Dangui, como é conhecido.

A expectativa de alguns organizadores é reunir até 400 embarcações no passeio, que começa às 10h, no Pontal do Estaleiro (antigo Estaleiro Só), e percorrerá o Guaíba até o Cais Embarcadero, no Centro. O evento náutico deve coincidir com os desfiles militares em terra, também para celebrar o Sete de Setembro.

Um salto de paraquedistas do Exército sobre as águas do Guaíba - com resgate deles por parte da Marinha - também deve acontecer, quase de forma simultânea ao passeio náutico.

Dangui ressalta que o passeio náutico é "suprapartidário", embora alguns grupos políticos anunciem o evento como um ato de apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). É o caso do deputado federal Bibo Nunes (PL), que em suas redes sociais chama para o desfile aquático como um ato eleitoral de grupos de direita.

- Na realidade os festejos têm como objetivo marcar 200 anos de soberania dos brasileiros sobre seus destinos, mas claro que há superposição do evento e a campanha política. Só que o processo eleitoral é momentâneo, mas a Independência é perene - salienta Dangui, que é coronel reformado do Exército.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Hoje nos Esportes

17:30 - 18:50