- O leste do Rio Grande do Sul é atingido entre esta terça (17) e quarta-feira (18) pela tempestade Yakecan
- Segundo especialistas, a chuva e o vento estão conectados à ocorrência de frio intenso, inclusive com neve, na serra gaúcha
- O vento forte provoca falta de luz em diversos municípios, e a instabilidade dificulta o trabalho de equipes para o restabelecimento do fornecimento
- A instabilidade levou ao fechamento antecipado de shoppings e supermercados em Porto Alegre e municipíos da Região Metropolitana. Eventos culturais foram cancelados
- Aulas também estão suspensas em diversas cidades
Um pescador que estava nos molhes da Barra, em Rio Grande, no Litoral Sul, foi surpreendido pela força da água do mar na tarde desta terça-feira (17), por volta das 17h. No nomento, a região está sob ação da tempestade Yakecan, com chuva e vento forte, que chegou a 97 km/h.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Rudimar Machado, conta que o homem acabou subindo em uma pedra, ficando ilhado.
— Estávamos ali, monitorando as águas, e avisando as pessoas que estavam na praia. A água subiu muito rápido, e esse pescador acabou subindo em uma pedra. O boné dele chegou a cair, e ele tentou buscar. Se ele tentasse pegar e caísse, ele sumiria no canal — descreve Machado.
A situação se resolveu em um momento no qual o nível da água baixo.
— Quando deu uma baixada na água, conseguimos que ele fizesse a volta e conseguisse sair, felizmente — diz o coordenador.
No município, houve queda de árvores na praia do Cassino e pelo menos três casas foram destelhadas no Central Parque, no bairro Nossa Senhora de Fátima e na Vila Maria dos Anjos. As famílias foram atendidas e receberam lonas. Ninguém ficou ferido.