Após dois anos sem receber fiéis para a data, o santuário Padre Reus em São Leopoldo foi tomado por centenas de pessoas na manhã desta Sexta-feira Santa (15). Organizadores calculam que, até as 8h, cerca de mil visitantes estiveram no local.
Desde as 4h, os fiéis passam pelo túmulo de Padre Reus e deixam flores. Depois, se dirigem à área externa, onde acendem velas e recebem bênçãos dos padres do santuário.
Aguardando em uma fila que se estende por todo o pátio, a artesã Maria Helena Lucena da Silva se diz aliviada de retornar ao local, e reitera a importância de orar em meio a tempos difíceis.
— É muito bom estar de volta e ver tanta gente orando uns pros outros. Estou aqui hoje para pedir saúde para todos em tempos de pandemia e de guerra — afirma.
Fiéis de diversas cidades da Região Metropolitana e do Vale do Sinos compareceram ao santuário a pé ou de bicicleta. É o caso do comerciário Marcio Dili, de Estância Velha. Com um grupo de outros três ciclistas, percorreu mais de 20 quilômetros pra fazer suas orações.
— Viemos justamente para, depois de dois anos difíceis, agradecer pela saúde, pela família e pelos amigos — conta.
Apesar do bom movimento, servidores do santuário afirmam que a adesão ainda é baixa em relação aos anos anteriores à pandemia. O padre Raimundo Resende, reitor do santuário, acredita que uma parte significativa de devotos resolveu ficar em casa, ainda para evitar a contaminação por covid-19.
— Nos preparamos para receber mais pessoas depois de dois anos sem abrir as portas. Mas acreditamos que muita gente ainda esteja com receio de vir, o que é saudável. Por isso não ficaremos desanimados se as pessoas não quiserem vir por ainda temerem a pandemia — explica.
Além da recepção aos fiéis ao longo de toda a sexta-feira, está prevista uma procissão às 15h, chamada de Celebração da Paixão do Senhor. O evento terá transmissão nas redes sociais do Santuário.