A encenação da Paixão de Cristo, tradicional atração do Morro da Cruz, no bairro São José, na zona leste de Porto Alegre, voltará a ser organizada nesta sexta-feira (15) após dois anos. Com 63 anos de história, a cerimônia só não foi realizada em duas oportunidades, justamente os anos de 2020 e 2021, em razão da pandemia de covid-19.
Em 2022, a cerimônia terá novidades: um rito cênico será realizado em lugar da tradicional Via Sacra. A atração, com direção de Camilo de Lélis, atual coordenador de Descentralização da Cultura, apresentará temáticas como a guerra na Ucrânia e a covid-19.
— Após dois anos parados, entendemos que é o momento de fazer uma reflexão para ano que vem retomarmos a encenação tradicional — comenta o diretor.
No lugar do carregamento da cruz por Jesus Cristo, novamente interpretado pelo vereador Aldacir Oliboni (PT), o objeto será carregado em direção ao topo do Morro da Cruz em um revezamento feito por voluntários. Interessados em carregar a cruz, que pesa cerca de 15 quilos, podem fazer suas inscrições neste link.
Os voluntários usarão suas próprias vestes, não sendo necessário figurino, podem ser homens ou mulheres e precisam ter mais de 18 anos de idade. O objeto será carregado por cada voluntário por 33 metros — até o momento, 20 pessoas se inscreveram para realizar o percurso.
No tradicional percurso da Via Sacra, as três estações — Maria, Verônica e Suplicantes — serão encenadas por atores com vestes contemporâneas, que vão interagir com os voluntários que carregam a cruz. No topo do morro, onde a Orquestra Camerata L’Estro Armonico tocará peças de música barroca, Jesus Cristo se reencontrará com a cruz perto da Igreja Santa Cruz, e subirá em um elevador de cerca de sete metros. Segundo De Lélis, o espetáculo também contará com balões, pombas e pirotecnia.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanhará a procissão e realizará bloqueios e desvios no trânsito. A partir das 8h, será permitido apenas acesso local à esquina da Paróquia São José do Murialdo, localizada na esquina entre as ruas Vidal de Negreiros e Primeiro de Março. O itinerário do revezamento da cruz, que parte da paróquia, segue pela Rua Primeiro de Março e, depois, pela Rua Santo Alfredo até o topo do Morro da Cruz. A Guarda Municipal também irá destacar um efetivo específico para o evento.
Programação:
- 15h - cerimônia da Paixão do Senhor no interior da Paróquia São José do Murialdo.
- 16h - padre apresenta os penitentes que irão carregar a cruz e explica como será o ritual. Os penitentes carregarão a cruz até o alto do morro, revezando-se a cada 33 metros de caminhada.
- 1ª estação: Maria acolhe um penitente, representando a acolhida de Maria a todos os que sofrem.
- 2ª estação: Verônica limpa o suor do rosto de um penitente com um lenço branco e, ao abrir o lenço e mostrá-lo ao povo, vê-se o rosto de Jesus.
- 3ª estação: mulheres da comunidade lamentam a perda de familiares por covid-19.
- 17h40min - a procissão se aproxima do alto do morro, onde a orquestra está tocando. A cruz levada pelos penitentes é colocada junto ao palco montado no morro.
Serviço:
- O quê: encenação da Paixão de Cristo
- Quando: sexta-feira (15), a partir das 15h
- Onde: Rua Vidal de Negreiros, 550, bairro São José, na Paróquia São José do Murialdo
- Para inscrição no revezamento da cruz: inscrições neste link