Após subir para 90 mil o total de clientes sem energia elétrica, na última atualização, na noite desta quinta-feira (28), o número caiu para 51 mil. A chuva que atingiu diversas regiões do Estado desde quarta-feira provocou problemas em diversas regiões. Nas áreas atendidas pela CEEE Equatorial, 18 mil clientes seguiam no escuro. Já a parcela de clientes da RGE somava 33 mil.
Na área de atendimento da CEEE Equatorial, 18 mil clientes ainda estão sem luz, principalmente nos municípios de Viamão e Alvorada, na Região Metropolitana. Trechos dos bairros Cristal, Anchieta, Rubem Berta, Nonoai, Auxiliadora, Passo d'Areia, Humaitá, Sarandi e Teresópolis são os mais atingidos em Porto Alegre.
A empresa afirma que 37 mil pontos já tiveram o abastecimento restabelecido e que dobrou o número de equipes trabalhando. Por enquanto, não há previsão de normalização total dos serviços.
Já na área atendida pela RGE, o número de pontos sem energia caiu para 33 mil na noite desta quinta-feira. Até o final da manhã eram 53 mil ante 20 mil no início do dia.
Conforme a concessionária, o principal causador dos estragos foi o vento, que arremessa objetos diversos sobre a rede, incluindo galhos e árvores. Os estragos estão espalhados em diversos municípios da Fronteira Oeste, das regiões Central e vales do Rio Pardo e Taquari.