Após novos temporais nesta quarta-feira (27), o Rio Grande do Sul ainda tem cerca de 18 mil pontos sem energia elétrica. A região mais afetada é a Fronteira Oeste, atendida pela RGE. No começo do dia, eram 26 mil economias afetadas pelo desabastecimento.
A concessionária informou no início desta noite que 17,5 mil clientes estão sem luz, sendo a maior concentração em cidades como Uruguaiana, Quaraí e Alegrete. Com fortes ventos e descargas elétricas registrados, a empresa informou que os temporais causam novos danos à rede elétrica, principalmente devido a galhos e objetos arremessados sobre fios e outros equipamentos.
A RGE informou que está mobilizada para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes, mas não deu previsão para término dos serviços.
Já a área da CEEE Grupo Equatorial informou que registra somente casos pontuais de clientes sem eletricidade.
No entanto, as duas concessionárias alertam para as chances de mais temporais ainda nesta quarta e quinta-feira (28), o que pode elevar o número de pessoas desabastecidas. Uma frente de instabilidade provocou alagamentos, queda de árvores e destelhamentos na Argentina e no Uruguai, e está avançando em direção ao Rio Grande do Sul.