Desde a madrugada desta quarta-feira (27), a ventania não só prejudicou o sono de quem mora em Santa Maria, na Região Central, como causou estragos no município. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos chegaram a 72 km/h — já pela Ala 4 (Base Aérea de Santa Maria), o máximo registrado foi de 81,6km/h.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 30 ocorrências por queda de árvores foram atendidas. Na Avenida Rio Branco, no centro da cidade, parte de uma árvore caiu sobre a via e uma calçada e deixou uma pessoa ferida.
Segundo a Defesa Civil de Santa Maria, houve também registro de destelhamento de residências, mas a quantidade ainda não foi especificada. Onze entregas de lonas foram realizadas. Três pontos de alagamentos foram registrados e uma pessoa está desabrigada.
Conforme a RGE, 3.240 clientes estavam sem energia elétrica na manhã desta quarta (27) devido a danos causados na rede elétrica após a ventania. Equipes da empresa trabalham para normalizar o serviço.
A Defesa Civil alerta ainda para novas possibilidades de chuva intensa, descargas elétricas, ventos e queda de granizo. Quem precisar de atendimento devido a estragos pode acionar a Defesa Civil pelos telefones (55) 3222-5192 ou 99110-7940 ou também o Corpo de Bombeiros, pelo 193 ou a Guarda Municipal pelo 153.