Com os temporais registrados nesta segunda-feira (7), mais de 166 mil pontos ficaram sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Fortes ventos e descargas elétricas causaram danos na rede devido à queda de galhos e a objetos arremessados sobre fios e outros equipamentos. Em nova atualização, por volta das 7h desta terça-feira (8), o número de consumidores afetados é de 121 mil.
As equipes da concessionária RGE trabalham para restabelecer o fornecimento de energia aos 98 mil clientes atingidos. Na noite de segunda, eram 180 mil prejudicados. As áreas mais afetadas estão situadas em Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, além de cidades do Vale do Rio Pardo e Região Central.
A CEEE Equatorial informou às 5h desta terça-feira, que ainda permaneciam pelo menos 23 mil pontos sem energia em razão das tempestades registradas no domingo (6) e tarde desta segunda. As cidades mais afetadas são Porto Alegre, Alvorada, Eldorado do Sul, Guaíba e Viamão.
Na tarde desta segunda, fortes rajadas de vento atingiram várias áreas do Rio Grande do Sul. Na Região Metropolitana, Esteio teve mais de 50 árvores derrubadas, dezenas de casas destelhadas e postes caídos em vias públicas.