A tempestade registrada na tarde desta segunda-feira (7) deixou estragos em várias áreas de Esteio, na Região Metropolitana, com destelhamentos e mais de 50 árvores caídas. A Defesa Civil ainda contabiliza o total de residências afetadas.
Entre os bairros mais afetados estão Vila Olímpica e Planalto. A região ficou sem fornecimento de energia elétrica, água e internet. Em locais como a Avenida Landell de Moura, fiação elétrica estava espalhada pelas vias. Há bloqueio de trânsito em várias ruas em razão da queda de árvores.
Na Rua Lupicínio Rodrigues, um poste tombou sobre o muro de uma residência. Foram pelo menos 10 postes caídos, segundo levantamento parcial da prefeitura. Na Avenida do Carnaval (Governador Ernesto Dorneles), árvores caíram sobre os equipamentos de uma quadra esportiva. Também foram afetados por quedas de árvores os bairros Parque Amador, Primavera e Três Marias.
Elizandro Meira, mecânico especializado, teve a cobertura da casa destruída na Rua Otávio Silveira Borges. Ele conta que a esposa estava em casa quando ocorreu a tempestade:
— Ela percebeu quando as janelas da casa começaram a tremer e o telhado a ser arrancado. Voou vidro, telha, e ficamos com a casa toda descoberta. A sorte é que ninguém se machucou.
Na mesma rua, Rosa Gouveia arrumava algumas roupas para ir passar a noite na casa da filha que mora em Canoas. A casa da vizinha teve o telhado destruído, resultando em alagamentos também na moradia dela.
— Não lembro de vento assim na região. Foi muito forte aqui no bairro. No Centro, onde tenho um restaurante, não teve estragos assim — lamentou.
Perto dali, na Rua Ernesto de Menezes, uma árvore de grande porte caiu sobre a residência de Liomar Leote, 83 anos, deixando a sala destruída. Ela contou que o susto foi enorme:
— Do coração não morro mais. Nunca vi nada igual.
Cerca de 15 equipes atuavam nas ruas, entre Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança e Defesa Civil.