A adutora de água bruta do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Porto Alegre que abastece a Estação de Tratamento São João, na Zona Norte, se rompeu na tarde desta segunda-feira (7). A estrutura estava avariada devido à alta pressão da água após retorno da energia elétrica e consequente retomada do bombeamento.
Com o vazamento da tubulação de 800 milímetros, o solo começou a encharcar sob a Avenida Pernambuco, bairro São Geraldo. Por volta das 16h30min, um caminhão de gás pesando 20 toneladas foi o suficiente para destruir de vez a estrutura — quebrando o asfalto e provocando alagamento nas vias próximas.
Moradores e comerciantes da avenida, entre a Avenida Berlim e a Rua Buarque de Macedo, ouviram o estrondo do pavimento e da adutora se quebrando.
A estação de tratamento foi desligada, e as estações de bombeamento que recebiam essa água tratada também terão de parar de funcionar.
Devido ao grande acúmulo de água na via e à grande dimensão da rede, a previsão é de que o serviço emergencial prossiga durante a noite e madrugada, o que poderá causar desabastecimento na Zona Norte, após os reservatórios esvaziarem.