A segunda-feira (7) é de mobilização dos moradores das regiões mais prejudicadas pelo temporal que atingiu Porto Alegre na tarde de domingo (6). O bairro Santa Tereza foi um dos mais atingidos.
GZH percorreu a região e conversou com moradores. Escadas, telhas e gente em cima de telhados era o que mais se via na Rua Dona Otilia, zona sul da Capital.
No bairro Serraria, cerca de 120 casas ficaram destelhadas. No Santa Tereza, mais 65 residências tiveram prejuízos, além de outras 10 espalhadas pelo restante da Capital. Foram distribuídos 1.380 metros quadrados de lona e 62 kits emergenciais pela Defesa Civil.
Creche conveniada com a prefeitura, o Instituto dos Filhos de Maria Imaculada atende 50 crianças e, nesta segunda, esteve fechada devido ao destalhamento e à falta de luz.
— Estamos sem água e sem luz há quase um dia. Afetou o salão que as crianças dormem. Quase todo o telhado foi destruído. Uma árvore caiu no prédio lá nos fundos — relata Roldinei Fernandes, 49 anos, auxiliar administrativo, que teme que toda a carne que está no freezer precise ser descartada caso a falta de energia permaneça.
Na mesma rua, a Escola Municipal de Educação Infantil Osmar dos Santos Freitas também estava fechada. A instituição atende crianças de zero a cinco anos e 11 meses. Os cerca de 120 alunos precisaram ficar em casa, sem previsão ainda de retorno.
— Nosso telhado foi levado. A caixa d’água quebrou. Corria água pelas luminárias nas salas. Nossas carnes e hortifrúti terão de ser levadas para outra instituição — lamenta a diretora Maria Alice Castilho da Silva.
Ivonete de Oliveira Valente, 51 anos, limpava sua residência e loja que ficam no mesmo imóvel. Já é o segundo ano com prejuízos causados por temporal.
— Nem consegui calcular o prejuízo. Mas perdemos todo nosso picolé. Entrou muita água. Destelhou toda a casa. Já troquei as telhas. Mas ainda precisamos limpar e arrumar tudo — diz Ivonete.
A prefeitura ainda faz um balanço dos prejuízos na cidade, mas adianta que as regiões mais afetadas, de forma concentrada, são os bairros Serraria e Santa Tereza.